O Hospital do GRAACC, localizado na capital paulista, implementou escalas online para os profissionais, utilizando a tecnologia do Escala, uma solução desenvolvida pela Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein.
Cerca de 500 profissionais de diversas áreas – incluindo atendimento, enfermagem, CDI, segurança do trabalho, fisioterapia, farmácia, hotelaria, nutrição, manutenção, laboratórios e almoxarifado – têm suas rotinas organizadas pelas ferramentas Escala Jornadas e Escala Plantões.
Estas ferramentas de gestão de força de trabalho (WFM) são configuradas com os limites e regras vigentes na instituição.
Leia mais: Automação na medicina é a chave para um serviço mais rápido (e humanizado)
Benefícios da gestão de escalas online
A adoção do Escala proporciona agilidade em processos burocráticos, como a montagem e gerenciamento das escalas e agendas de plantões, além de oferecer maior transparência tanto para os colaboradores quanto para os pacientes. Isso garante atendimento com escalas 100% cobertas.
“O Escala é muito bom, bastante intuitivo e evita falhas humanas, como no número de folgas”, afirma Flavia do Nascimento, gerente de suprimentos. O sistema oferece funcionalidades como sorteio de folgas e assistência na distribuição, combinando regras institucionais com demanda e preferências dos profissionais.
“Além disso, o sistema ajuda a integrar a equipe, pois quando é necessário alterar a escala, os profissionais acompanham em tempo real”, destaca Patrícia Vanique, supervisora de atendimento. “Isso traz maior organização e diminui atrasos no início dos plantões e no atendimento aos pacientes.”
Veja também: Hospital do GRAACC recebe a acreditação da Joint Commission International pela terceira vez consecutiva
Atualizações em tempo real
A escala online está disponível tanto para a diretoria quanto para os profissionais na linha de frente, através de web ou aplicativo. Assim que publicadas, as escalas são disponibilizadas aos profissionais com atualizações automáticas de alterações.
“O colaborador se sente empoderado com o acesso às escalas. A praticidade de uso e a agilidade na confecção são as maiores diferenças que notei”, comenta Keli Amaro, enfermeira líder.
Fique por dentro de mais técnicas de gestão para o seu hospital com Saúde Business!