Hoje, 26 de agosto, aconteceu a 11ª edição do prêmio Great Place to Work (GPTW) Saúde, que reconhece as melhores empresas para se trabalhar no setor de saúde. A premiação avalia práticas de gestão de pessoas, políticas corporativas e a satisfação dos colaboradores. 

A cerimônia foi realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, e contou com a participação de 80 empresas. Desde sua primeira edição em 2014, houve um aumento de 160% de empresas inscritas em busca deste reconhecimento. 

Empresas reconhecidas 

O ranking completo das Melhores Empresas Para Trabalhar™ GPTW na Área da Saúde inclui 5 clínicas, 5 corretoras de seguro, 20 farmacêuticas, 10 farmácias e distribuidoras, 5 hospitais, 15 empresas do setor industrial e de serviços, 10 de medicina diagnóstica e 10 planos de saúde. 

A região Sudeste se destacou como a mais representada, com 54 empresas premiadas, enquanto a região Norte teve a menor participação, com apenas 2 empresas. A cidade de São Paulo liderou com folga, somando 40 empresas entre as vencedoras. 

ESG em foco 

Entre as empresas premiadas, 28% se destacam por seus programas de sustentabilidade robustos, alinhados com padrões internacionais e demonstrando um forte compromisso com as práticas ESG. Além disso, 19 dessas empresas são signatárias do Pacto Global da ONU, uma iniciativa global da Organização das Nações Unidas que convoca empresas e organizações a aderirem a princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Essa postura não apenas fortalece a imagem dessas empresas, mas também as posiciona como líderes em transparência e gestão sustentável – qualidades cada vez mais valorizadas no cenário empresarial atual. 

Perfil dos colaboradores  

Nas melhores empresas para se trabalhar na área de saúde, a maioria dos colaboradores (34%) tem entre 26 e 34 anos, enquanto 33% estão na faixa etária de 35 a 44 anos. Jovens de até 25 anos representam 16%, seguidos por 13% de colaboradores entre 45 e 54 anos, e apenas 4% têm 55 anos ou mais. Em relação ao nível de escolaridade, 43% dos colaboradores concluíram o Ensino Médio ou menos, 34% possuem Ensino Superior completo, 16% têm Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado, e o menor percentual, 7%, está com o Ensino Superior incompleto. 

Em média, a maioria dos colaboradores permanece na empresa por até 2 anos (39%), enquanto 29% permanecem de 2 a 5 anos, 17% ficam de 6 a 10 anos, 8% de 11 a 15 anos, 4% de 16 a 20 anos, e apenas 3% permanecem mais de 20 anos. 

Nos últimos anos, a distribuição por gênero nessas empresas tem se mantido estável, com mulheres ocupando 61% dos postos de trabalho.

Na alta liderança, os números apresentam uma diferença significativa: 35% dos cargos são ocupados por mulheres, enquanto 65% são homens. A idade média dos CEOs é de 53 anos, com um tempo médio de permanência na empresa de 9 anos. A participação feminina entre os CEOs aumentou 10 pontos percentuais entre 2022 e 2024, atingindo 18% das posições nas empresas premiadas. 

Quando questionados sobre o motivo para permanecerem em seus empregos atuais, a maioria dos colaboradores apontou oportunidades de crescimento e desenvolvimento, seguidas por qualidade de vida e alinhamento de valores

Qualidade de vida dos colaboradores  

Confirmando as tendências do mercado de trabalho, 80% das melhores empresas para se trabalhar no setor de saúde adotam o home office, e 71% oferecem horário flexível. Além disso, 94% implementaram práticas de saúde mental e bem-estar, enquanto 71% operam com uma jornada de trabalho híbrida.  

No ranking GPTW Saúde 2024, 11% das empresas premiadas oferecem licença-maternidade superior aos 120 dias exigidos por lei. Em relação à licença-paternidade, cujo período mínimo legal é de 5 dias, 51% das empresas ampliaram esse benefício. 

Nesta edição, 14% das empresas incentivam a prática esportiva, seja por meio de academias internas ou oferecendo reembolso por atividades físicas realizadas fora do ambiente de trabalho. 

O panorama fornecido pelo GPTW traz uma série de informações e dados relevantes sobre o dia a dia nas organizações da área de saúde. Acesse o relatório completo! 

Como é feita a pesquisa? 

A pesquisa do Great Place to Work (GPTW) é dividida em duas etapas principais. A primeira etapa é quantitativa, onde a empresa deve alcançar uma amostra mínima de funcionários e obter uma nota mínima de 70%. Somente após atingir esse patamar, a empresa avança para a segunda etapa, que avalia práticas organizacionais sob os Pilares For All. 

Essa abordagem não só mensura a satisfação dos colaboradores, mas também analisa a equidade e a inclusão dentro das empresas. As informações demográficas coletadas são baseadas no ano anterior à pesquisa, proporcionando um retrato atualizado do ambiente de trabalho. O ranking final reflete o desempenho das empresas em ambas as fases, destacando aquelas que realmente se sobressaem em criar ótimos ambientes de trabalho. 

Veja o ranking completo das Melhores Empresas Para Trabalhar da Área de Saúde 

Clínicas 

Pequenas

  1. Odontologia Peixoto
  2. Pepita Duran Clínica de Multiserviço e Home Care 
  3. IMED Saúde
  4. Exame Analises Clinicas

Médias e Grandes

  1. PRONUTRIR

 

Corretoras de Seguros 

Pequenas

  1. SHINLIFE CORRETORA DE SEGUROS LTDA 
  2. All Care Brasilía

Médias e Grandes

  1. Alper Seguros 
  2. D’OR CONSULTORIA EM CORRETAGEM DE SEGUROS E BENEFICIOS LTDA. 
  3. Qualicorp 

 

Farmacêuticas 

Pequenas

  1. Mundipharma Brasil Produtos Médicos e Farmacêuticos LTDA 
  2. Dr. Reddy’s Farmacêufica do Brasil Ltda 

Médias e Grandes

  1. Novo Nordisk Produção Farmacêutica do Brasil LTDA 
  2. Bristol Myers Squibb 
  3. Bayer Brasil 
  4. Novo Nordisk
  5. SUPERA FARMA LABORATORIOS S.A 
  6. ASTELLAS FARMA BRASIL IMPORTACAO E DISTRIBUICAO DE MEDICAMENTOS LTDA. 
  7. Eurofarma Laboratórios S/A 
  8. AstraZeneca
  9. Boehringer Ingelheim 
  10. Laboratórios Servier do Brasil
  11. LIBBS 
  12. OFTA VISION HEALTH 
  13. Lundbeck Brasil Ltda
  14. GALDERMA 
  15. Beaufour Ipsen Farmacêutica Ltda 
  16. CHIESI FARMACEUTICA LTDA
  17. Biofarm Química e Farmacêutica Ltda. 
  18. HERBARIUM LABORATORIO BOTANICO LTDA 

 

Farmácias e Distribuidoras 

Pequenas

  1. ULTRA MEDKA PRODUTOS PARA SAÚDE 
  2. OTIMA DISTRIBUIDORA 
  3. Importek Brasil 
  4. SAGA MEDICAL 
  5. SELLENE MEDICAMENTOS 

Médias e Grandes

  1. Arthrex Brasil 
  2. 4BIO MEDICAMENTOS 
  3. Henry Schein Brazil 
  4. GRUPO DPSP 
  5. Farmácia Artesanal 

 

Hospitais 

Pequenas

  1. Hospital de Olhos do Norte de Minas 

Médias e Grandes

  1. HOSPITAL SANTA CATARINA DE BLUMENAU  
  2. HOSPITAL ALBERT EINSTEIN 
  3. REAL HOSPITAL PORTUGUES DE BENEFICENCIA EM PERNAMBUCO  
  4. AACD IBIRAPUERA

 

Indústria e Serviços 

Pequenas

  1. BUCKMINSTER QUIMICA LTDA 
  2. CONTOURLINE EQUIPAMENTOS 
  3. Four Importação e Distribuição Ltda 
  4. COLORCON DO BRASIL LTDA 
  5. Polydrogas 

Médias e Grandes

  1. Stratiner
  2. ConvaTec Brasil 
  3. Shift Consultoria e Sistemas 
  4. BIOMEDICAL PRODUTOS CIENTIF MEDICOS E HOSPITALARES LTDA  
  5. Opy Healthcare Gestão de Ativos e Investimentos S.A.
  6. Messer Gases Brasil 
  7. Haytek 
  8. SCHUSTER COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ODONTOLOGICOS LTDA 
  9. Espaçolaser
  10. Sorocaps

 

Medicina Diagnóstica 

Pequenas

  1. Laboratório Fleming 
  2. EUROIMMUN BRASIL MEDICINA DIAGNÓSTICA
  3. Telelaudo 
  4. Grupo Kovalent 
  5. QIAGEN 

Médias e Grandes

  1. Grupo Sabin
  2. LABORATÓRIO VICENTE LEMOS 
  3. Maxipas Empresanal
  4. Med Mais Soluções em Serviços Especiais LTDA
  5. AGIR 

 

Planos de Saúde 

Pequenas

  1. AFRAFEP SAÚDE 
  2. YOU SAUDE
  3. UNIODONTO PORTO ALEGRE COOPERATIVA ODONTOLOGICA LTDA

Médias e Grandes

  1. UNIMED SUL CAPIXABA
  2. UNIMED VALES DO TAQUARI E RIO PARDO 
  3. Unimed Litoral Sul/RS
  4. Unimed Fortaleza 
  5. Cemig Saúde 
  6. AllCare – Gestão de Saúde 
  7. Bradesco Seguros