O Governo Federal está realizando o maior investimento dos últimos dez anos no Programa de Controle da Tuberculose. Até 2007 serão aplicados R$ 119,5 milhões no combate à doença. Entre as metas estão a capacitação de profissionais de saúde para diagnóstico, tratamento e vigilância epidemiológica, integração das ações com o Programa Nacional de DST/Aids, aquisição de equipamentos para os laboratórios e apoio aos pacientes em tratamento, informa a Agência Saúde.
No Brasil, apesar da redução gradual observada no surgimento de novos casos, a tuberculose ainda ocupa lugar indesejado. Estima-se que a média anual brasileira de casos novos nos últimos cinco anos é de 85 mil notificações, com cerca de seis mil mortes por ano. Atualmente, o País apresenta 70% de índice de cura dos casos tratados e cerca de 12% de abandono do tratamento. Aproximadamente, 8% dos pacientes com tuberculose também têm Aids.
A tuberculose ainda hoje representa um dos grandes desafios para a saúde pública mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 8 milhões de pessoas desenvolvem a doença e 2 milhões morrem, todos os anos.