O governo do Estado de São Paulo, em conjunto com a Secretaria de Saúde e a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), inaugurou nesta quinta-feira (19) a terceira unidade do Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), localizado na rua Vergueiro, zona sul da capital. O empreendimento consiste em um rede online de diagnóstico por imagem e tem capacidade para atender 24 unidades de saúde ligadas ao SUS.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
De acordo com o presidente da FIDI, Jacob Szejnfeld, com a inauguração de mais um Sedi, será possível analisar até 15 milhões de exames por ano e emiti-los em, no máximo, quatro horas. O primeiro centro de diagnóstico foi lançado em julho do ano passado em parceria com a Associação Santa Catarina; e a segunda unidade, inaugurada em maio deste ano, está anexa ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Heliópolis.
Os investimentos do governo para os Sedis somam R$ 14 milhões, com um custeio de R$ 3 milhões mensais. ?São custeios elevados, mas os resultados econômicos no longo prazo compensam os gastos?, disse o governador de São Paulo, Alberto Goldman.
O serviço permite que imagens de exames de raios-x, mamografia, tomografia e ressonância magnética realizados em hospitais e ambulatórios estaduais sejam encaminhados em poucos segundos, de forma online, para o centro de diagnóstico. O Sedi funciona 24 horas por dia e conta com uma equipe especializada em radiologia. A unidade Vergueiro possui 32 médicos para efetuar a avaliação dos exames.
Segundo Szejnfeld, o modelo do Sedi elimina distâncias e otimiza o tempo dos laudos. A média de cada diagnóstico gira em torno de 30 minutos.
?A ideia é que até 2012 todos os hospitais e AMEs do Estado estejam conectados às unidades do Sedi?, disse o secretário de Estado da Saúde, Nilson Ferraz Paschoa.
Abrangência
As unidades conveniadas aos Sedis são: Hospital Pérola Byington, Hospital Ipiranga, Hospital Geral de Taipas, Hospital Regional de Osasco, Hospital Geral de Guaianazes, NGA Várzea do Carmo, Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, Hospital Geral da Vila Nova Cachoeirinha, Hospital Infantil Darcy Vargas, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Hospital Geral de São Mateus, Hospital Geral de Pedreira, Hospital Geral do Grajaú, Hospital Geral de Itapevi, AME Jardim dos Prados, AME Interlagos, AME Carapicuíba, Centro de Referência do Idoso da Zona Norte, Conjunto Hospitalar do Mandaqui, Hospital Estadual de Vila Alpina, Hospital Estadual de Sapopemba, AME Heliópolis, Hospital Regional de Cotia e Hospital Geral de Itapecerica da Serra.
Leia mais:
Associação Santa Catarina ganha investimento milionário
Heliópolis ganha central on-line de diagnóstico por imagem
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.
Governo inaugura 3º Serviço de Diagnóstico por Imagem
Com unidade Vergueiro, os Sedis passam a atender 24 hospitais ligados ao SUS e têm capacidade de analisar até 15 milhões de exames por ano
Tags