Os medicamentos comprados pela rede pública de saúde podem sofrer este ano uma redução de até 60% no preço com a criação de um portal para centralizar as informações referentes às compras efetivadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com informações da Agência Brasil, o objetivo do governo é criar em 2005 o chamado Portal de Compras de Medicamentos, sistema que vai apresentar uma lista dos medicamentos adquiridos pelo governo, estados e municípios como forma de facilitar as negociações com os fornecedores e, como conseqüência, reduzir o preço para os compradores. A expectativa do secretário Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, é que a redução chegue a 60% em alguns municípios, mas ele prevê como média para o país a queda de 20% no preço dos medicamentos.
Santanna ressaltou que o SUS gasta anualmente recursos da ordem de R$ 13 bilhões para a compra de medicamentos e materiais hospitalares. Desse total, o órgão compra diretamente R$ 2,5 bilhões e repassa aos estados e municípios o valor restante para as aquisições.
Segundo o secretário, a redução do preço dos medicamentos vai ocorrer à medida que os agentes de saúde passem a acompanhar a rotina de compras pelos diversos estados e municípios. Isso porque os agentes podem utilizar esse banco de dados para entender quem faz as melhores compras e será possível compartilhar esse processo de preços, que permite que um município que não tem escala possa se agregar a uma compra de grande escala do Ministério e obter aquele medicamento a um preço muito mais razoável. O portal poderá ser acessado por todos os agentes compradores do SUS nos estados e municípios.
Tags