O Google anunciou uma empreitada desafiadora na interface de tecnologia e saúde e um dos projetos projetos científicos mais difíceis envolvendo o corpo humano. Chamado Baseline Study, o projeto vai coletar material genético e molecular de 175 pessoas – e em seguida de outras milhares – para criar uma imagem completa do que um ser humano deveria ser.

A primeira fase do projeto é dirigida por Andrew Conrad, um biólogo molecular com experiência em testes para HIV. Ele se juntou ao Google X, o braço de pesquisa da empresa, em março de 2013 e construiu um time de 70 a 100 especialistas em áreas como fisiologia, bioquímica, ótica, biologia molecular e imagem.

O projeto nas áreas de tecnologia e saúde vai trazer e analisar novos dados e a esperança é de que isso ajude pesquisadores a detectar partes-chave para a descoberta mais precose de doenças cardíacas e câncer, movendo a medicina para a prevenção e não para o tratamento da doença.

Dr. Conrad disse “Isso não é revolucionário. Nós apenas nos perguntamos: Se nós queremos ser proativos, o que nós precisaríamos saber? Você precisa saber como a coisa funcionando deve ser.”

O projeto não será restrito a doenças específicas e irá coletar centenas de amostras diferentes usando uma grande variedade de ferramentas diagnósticas. O Google usará todo seu sistema de análise de dados para encontrar padrões, biomarcadores e outros sinais na informação obtida. Este projeto é de extrema riqueza de detalhes e bastante complexo, dando outro rumo ao uso de big data, aos estudos em tecnologia e saúde e à biotecnologia.