A Gilead Sciences, Inc. anunciou na última semana uma nova oportunidade de um recurso no valor de US$ 3 milhões para reduzir o estigma relacionado ao HIV e aumentar a resposta a este em toda a América Latina e Caribe. Zeroing In™: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe irá apoiar organizações que oferecem serviços inovadores de prevenção, tratamento, assistência e apoio relacionados ao HIV para as comunidades mais afetadas.
“Para acabar com a epidemia de HIV na América Latina e Caribe, precisamos enfrentar o estigma e a discriminação que podem levar a novas infecções pelo HIV, além de diagnósticos e vinculação tardios, impedindo o acesso a estratégias de prevenção – especialmente entre comunidades marginalizadas”, disse Alex Kalomparis, Vice-Presidente Sênior, Assuntos Públicos, Gilead Sciences. “A Gilead se orgulha de formar parcerias com organizações na região para ajudar a fornecer serviços livres de estigma e de alta qualidade na prevenção e no tratamento do HIV ao máximo de pessoas possível.”
O acesso inadequado à prevenção, tratamento e assistência relacionados ao HIV prejudica a resposta a este em toda a América Latina e Caribe. Na América Latina, a incidência de HIV está aumentando: entre 2010 e 2021, novas infecções pelo HIV aumentaram em 5% na região, em comparação com um declínio global de 32%, de acordo com os dados do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS). No Caribe, a resposta ao HIV melhorou significativamente desde 2010, mas a região tem a prevalência de HIV mais alta de qualquer região fora da África Subsaariana. Os dados mostram que a vasta maioria das novas infecções pelo HIV na América Latina e Caribe ocorrem entre populações que enfrentam considerável estigma e discriminação, incluindo homens que praticam sexo com homens, mulheres transgênero, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais[1].
Zeroing In: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe é exclusivamente aberto a organizações não governamentais com sede na América Latina e no Caribe que estão registradas com status de instituição beneficente para receber fundos dos EUA/i[2]nternacionais. As inscrições serão aceitas até 11:59pm (PT)/03:59 (BRT) de 15 de setembro de 2023 e podem ser enviadas em inglês, espanhol e português. Os projetos devem priorizar as populações mais afetadas pelo HIV (por ex., homens que praticam sexo com homens, mulheres transgênero, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis e seus parceiros sexuais, população idosa, indígena ou migrante), basear-se em necessidades locais e alinhar-se com uma ou mais das três áreas de foco a seguir:
- Programas de HIV abrangentes e inovadores – incluindo projetos para integrar o HIV ao atendimento primário; oferecer programas inovadores de triagem, conexão com assistência, retenção ou prevenção; ou dar suporte a inovações em saúde digital, incluindo ferramentas para avançar a educação em saúde digital ou educação/comunicação para populações prioritárias.
- Serviços de apoio de afirmação cultural e social – incluindo serviços de saúde que melhor suportam o acesso ao tratamento e prevenção do HIV (por ex. serviços de saúde mental, de redução de danos); serviços de afirmação cultural que quebram barreiras entre comunidades estigmatizadas e prestadores de serviços; e programas que fornecem maior apoio social para combater o isolamento e encorajar a retenção no tratamento.
- Extensão e educação comunitária – incluindo educação baseada em evidência e esforços de conscientização fornecidos juntamente com serviços de testes e/ou conexão com assistência; programas e campanhas para reduzir o estigma e a discriminação; treinamento em advocacy para pessoas que vivem com HIV no intuito de respaldar políticas que aumentam o acesso à educação, prevenção e tratamento relacionados ao HIV; e engajamento com formuladores de políticas locais para melhorar o entendimento da epidemia de HIV.
Esse novo recurso se acrescenta aos US$ 24 milhões que a Gilead investiu anteriormente por meio de seu programa de referência Zeroing In desde 2022, que está apoiando organizações em todo o mundo, inclusive na América Latina e Caribe, para reduzir as disparidades na saúde, melhorar o acesso à saúde de qualidade, avançar a educação médica e apoiar comunidades locais. Para informações sobre como se inscrever no programa de bolsas da Gilead Zeroing In: Acabando com a Epidemia de HIV na América Latina e Caribe, visite o site.