Texto fornecido por: IMAGE Comunicação

As próximas semanas serão emocionantes para as 400 startups de todo o mundo que apresentaram seus modelos de negócios e soluções para concorrer ao concurso GFT CODE_n15, que este ano tem como tema a “Internet das coisas” (IoT). No final de janeiro de 2015, um júri independente irá anunciar os 50 finalistas que terão a oportunidade de apresentar suas ideias inovadoras a especialistas do setor e à mídia internacional no salão de exposições do GFT CODE_n, no Hall 16 da feira CeBIT, que acontece de 16 a 20 março de 2015, em Hannover, na Alemanha.

“Mais uma vez fomos surpreendidos com a resposta ao nosso concurso. Embora a Internet das Coisas esteja no dia a dia de todos, não é campo de atuação fácil para startups. Não basta apenas programar um aplicativo e esperar que os investidores fiquem na fila à espera dele. É preciso ter know-how de processo e indústria para atingir o sucesso neste setor altamente promissor”, explica Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT e o iniciador do GFT CODE_n.

O fator decisivo para Dietz é, portanto, a qualidade das participações nas quatro áreas temáticas do concurso: Indústria 4.0, Future Mobility, Smart City e Vida Digital. “A primeira impressão das inscrições que recebemos é excelente. Essa é uma boa notícia também para as empresas já estabelecidas nessas áreas e que estão digitalizando seu modelo de negócios ou pretendem fazê-lo em breve. Há um grande número de jovens brilhantes lá fora, com ideias inovadoras e extenso know-how tecnológico que podem ajudar os líderes da indústria a impulsionar o seu processo de transformação. Nosso ecossistema GFT CODE_n é projetado para unir os dois lados”, acrescenta o CEO.

Agora que o prazo de inscrição terminou, já existe um indicador das principais áreas de foco na qual as jovens empresas estão engajadas. No campo da Indústria 4.0, as startups estão focando principalmente em soluções de plataforma, que podem ser utilizadas pelas empresas para melhorar a eficiência de seus processos de manutenção, administração e desenvolvimento para aplicações máquina-a-máquina.

Muitas empresas jovens estão trabalhando em soluções de Future Mobility, tais como a melhor forma de lidar com a falta de espaço para estacionamento nas grandes cidades ou ainda como operar veículos mais antigos. O E-mobility é também uma área de foco, especialmente quanto à gestão de uma infraestrutura de carregamento da bateria e opções de pagamento facilitado.

Os ‘lares conectados’ são o principal foco do tema Smart City. Existe soluções de sensores e de operação para tudo, desde a medição da qualidade do ar interno até o controle da adega particular. Outras áreas populares incluem ideias e aplicações para o uso de energia inteligente.

Como esperado, a maioria das inscrições foram no campo de Vida Digital. Fiéis à máxima “tudo o que pode ser conectado, será conectado”, muitas startups estão trabalhando em soluções para câmeras, escovas de dente, equipamentos esportivos conectados, entre outros. Tudo isso integrados aos chamados ambientes gamificados, ou seja, aplicativos de jogos destinados a aumentar a motivação para a respectiva atividade.

Entre os candidatos da área de serviços bancários, os FinTechs estão focados  principalmente em colocar o cliente no centro de tudo. É encorajadora essa  tendência entre startups de focar na segurança e privacidade de dados – de modo a manter as vidas digitais o mais privadas possível.

O júri do GFT CODE_n15 foi formado na data de encerramento das inscrições, sendo constituído por um grupo seleto de profissionais (descrito abaixo). Para Dietz, os membros do júri trazem uma vasta experiência em empreendedorismo, indústria e digitalização para o processo de avaliação. “Estou confiante de que podemos apresentar a alta vanguarda do mundo digital mais uma vez em nosso salão GFT CODE_n, durante a CeBIT”, finaliza o executivo.

Membros do júri:

  • Klaus Bauer, chefe de desenvolvimento de Tecnologia Básica da TRUMPF Werkzeugmaschinen GmbH + Co. KG
  • Klaas Bollhöfer, diretor científico de dados da The unbelievable Machine Company
  • Laurent Delaporte, CEO da NetMediaEurope
  • Ulrich Dietz (chair), CEO do GFT Group
  • Frank Engelhardt, vice-presidente de Estratégia Empresarial da Salesforce
  • Manfred Engeser, chefe da seção ‘Management & Success’ na revista WirtschaftsWoche e responsável pela Conferência Neumacher e pelo Concurso Founder
  • Uli Huener, chefe de gestão de Inovações da EnBW, Energie Baden-Württemberg AG
  • Carsten Knop, senior business editor da Frankfurter Allgemeine Zeitung
  • Olaf Riedel, líder de assessoria de Competências e Serviços da Ernst & Young GmbH Alemanha, Suíça e Áustria
  • Frank Riemensperger, country managing director da Accenture na Alemanha e vice-presidente da academia de trabalho da Smart Service Welt
  • Benedict Rodenstock, fundador e managing director da Astutia Ventures GmbH

Para o regional managing director Latam do Grupo GFT, Marco Santos, o alto nível de qualidade e inovação das nove startups brasileiras inscritas no concurso é surpreendente. “Vamos apoiar a primeira empresa brasileira classificada entre os 50 finalistas com o financiamento da viagem e da estadia para a CeBIT 2015”, finaliza Santos.

Sobre a GFT

A GFT é uma multinacional alemã com experiência em serviços de TI e inovação, especializada em bancos, seguradoras, cartões, mercados de capitais, além de empresas de serviços de alta frequência. A empresa combina desde a busca por iniciativas inovadoras até o desenvolvimento e implementação de modelos de negócios sustentáveis.

Oferecem soluções de TI personalizadas, abrangendo um amplo portfólio de serviços, tais como consultoria de TI, arquitetura técnica e funcional, desenho e especificação, implementação de soluções e pacotes, alocação profissionais (PMO, consultores e especialistas). Atualmente, a empresa é uma das principais fornecedoras de TI do mundo para o setor financeiro.

O CODE_n,  inciativa internacional do Grupo GFT, é uma plataforma de inovação que oferece às startups e aos pioneiros de tecnologia acesso a uma rede global de parceiros e apoio para que ideias inovadoras se tornem realidade.

Atualmente, o Grupo GFT está presente em 11 países e conta com uma equipe global de mais de 3 mil colaboradores.

Seu modelo de entrega de serviço é integrado e flexível, com presença onsite em clientes e Delivery Centers espalhados pelo Brasil (Sorocaba e Alphaville), Costa Rica, EUA e Europa. A GFT é reconhecida pelo conhecimento tecnológico, capacidade inovadora e pela excelência na qualidade dos serviços. Em 2013, o Grupo obteve receita de mais de € 260 milhões.