A escassez da mão de obra qualificada na área de enfermagem é uma realidade e um agravante para a satisfação dos pacientes atendidos por profissionais que atuam no segmento de homecare. Diante disso, o Grupo Geriatrics decidiu investir em formação com a construção de uma unidade de ensino para a capacitação e atualização dos conhecimentos dos profissionais, especialmente para o grupo de técnicos de enfermagem. Assim nasceu o Centro de Excelência em Atenção Domiciliar (CEAD), por meio do Programa Enfermagem – Profissão de Valor.
Desenhado no final de 2012, o projeto entrou em prática no primeiro trimestre deste ano, quando ocorreu a adaptação do local e a aquisição de todos os simuladores e equipamentos áudiovisuais necessários para montagem do CEAD. Em março, o grupo de homecare iniciou os primeiros cursos de qualificação.
O CEAD tem seis laboratórios práticos, todos equipados com simuladores que permitem a capacitação em gastrotomias, traqueostomias, úlceras por pressão, punção venosa periférica, ventilação mecânica, administração de medicamentos e manipulação e administração de dietas enterais. Esta infraestrutura gerou um investimento, até agora, de R$ 400 mil.
Para facilitar a adesão dos colaboradores, o curso pode ser realizado em dias e horas alternadas e acontecem diariamente, durante todo o mês. Além dos horários flexíveis, outro fator bastante motivador é o custo zero para a formação. ?Com isso, demonstramos que realmente nos importamos com a qualificação e, pedimos em troca, o compromisso deles?, conta o CEO da Geriatrics, Gabriel Palne.
Os professores são profissionais com cargos como coordenadores de unidade, enfermeiros com especialização e chefes de serviço de rotinas de enfermagem, dos principais hospitais do Rio de Janeiro (RJ). A iniciativa conta também com equipe administrativa e de suporte, e uma plataforma web, criada especialmente para o controle e gerenciamento dos cursos.
Palne conta também que um dos principais desafios do programa é estimular os funcionários, que inicialmente resistem à formação. ?Existem aqueles que acreditam não precisar se atualizar, mas depois de participar do primeiro módulo, se contagiam e realizam todos os demais?.
Os resultados são validados durante os treinamentos presenciais, além das avaliações do progresso de cada módulo, por meio de testes da eficácia. ?Caso não tenham compreendido totalmente o conteúdo, os participantes voltam a repetir o módulo, para garantir o verdadeiro aprendizado?.
Até o final de outubro, mais de 90% dos treinamentos foram concluídos, o que representa, aproximadamente, 2700 módulos. ?O objetivo é qualificar até dezembro toda a equipe de técnicos de enfermagem nos 10 módulos de capacitação prática?, diz Palne.
Planos para o futuro
Ainda é difícil mensurar quantitativamente o retorno financeiro da melhoria da qualidade e dos resultados, segundo explica Palne, ainda que as ações de qualificação tenham levado à redução de custos assistenciais e resultados clínicos positivos. Algumas mudanças também podem ser notadas como a melhora no preenchimento das documentações e a na postura profissional.
A Geriatrics busca viabilizar economicamente a sua estrutura por meios de parcerias com companhias de homecare, redes hospitalares e instituições de ensino da área de saúde. Desta forma, o projeto está desenhado para se tornar sustentável por meio de financiamentos externos e já conta com duas parcerias institucionais. De acordo com o CEO, estes patrocínios são consequências de um compartilhamento de ideias com base na necessidade de oferecer mais qualidade profissional para o setor.
Assim, o projeto que começou plenamente com foco nas demandas internas, criará um perfil mais comercial, em 2014, e pretende expandir para as necessidades do mercado de saúde, alinhando as demandas existentes no setor. O plano de expansão demandará um CEAD para cada nova unidade aberta.
De acordo com Palne, uma rede hospitalar precisa, por exemplo, garantir formação qualificada de sua equipe, que são competências necessárias diferentes para o homecare. Para isso, como forma de prover essa qualificação, serão feitas customizações dos módulos atuais.
?Todas as empresas de atenção à saúde precisam atrair profissionais experientes de outras unidades, ou treinar e qualificar os profissionais recém-formados. Outras alternativas colocariam em risco a assistência aos pacientes?, afirma o executivo.
O projeto não teve auxilio de consultoria, mas a Geriatrics é participante do Parceiros para a Excelência (PAEX) da Fundação Dom Cabral – núcleo de empresas de médio porte com foco em melhoria de resultados e aumento de competitividade em novos modelos de gestão. O grupo tem expectativa de reverter o investimento do projeto em 36 meses, ou seja, até o final de 2015.