A Gaudium, especializada em aplicativos mobile, acaba de desenvolver para a clínica de anestesiologia Anestex o app AxATB. Voltada para os anestesiologistas e outros profissionais de saúde, a ferramenta – disponível para iPhone – tem como objetivo ajudar os médicos a realizar uma antibioticoprofilaxia adequada no momento pré-operatório. Este é o terceiro app criado pela Gaudium para o segmento.

O novo aplicativo AxATB permite evitar erros de administração, indicação e dosagem de um importante momento cirúrgico que é a antibioticoprofilaxia pré-operatória. “Erros nesse momento podem comprometer todo o sucesso da operação e, atualmente, não existe no mercado outro aplicativo para smartphones que orientem com tal precisão e evidências a tomada de decisão do médico anestesiologista”, explica Ricardo Góes, sócio-executivo da Gaudium.

O uso do AxATB é muito simples. Na tela inicial, o profissional informa os dados do paciente, como peso e idade, o tipo de cirurgia e a presença de alergias conhecidas a antibióticos. A partir disso, basta tocar em Profilaxia Recomendada e o aplicativo indicará a melhor escolha de antibiótico, a dose, o tempo da dose antes da incisão, a necessidade ou não de repique e o tempo de prescrição ideal pós-operatório.

O aplicativo também permite o compartilhamento da antibioticoprofilaxia recomendada por e-mail e a consulta de referências que embasam as decisões sugeridas.

Além deste, a Gaudium já criou outros dois apps para o setor: o AxCalc – que reúne em um único aplicativo os 20 cálculos mais comuns na indução e manutenção da anestesia – e o AxTIVA, que auxilia o médico anestesiologista durante a Anestesia Venosa Total (AVT) ou TIVA (Total Intravenous Anesthesia) que caracteriza-se pela administração exclusiva de agentes intravenosos.

“A parceria com a Gaudium permitiu que a Anestex disponibilizasse para profissionais médicos que trabalham com resultados imediatos – como o anestesiologista – um suporte à tomada imediata de decisões a partir de aparelhos que já fazem parte do seu cotidiano como iPhones e iPads. Informação de qualidade em momentos críticos promovem um aumento na segurança dos procedimentos, conforto aos profissionais envolvidos e benefícios diretos ao elemento mais importante do processo que é o paciente que está se submetendo a uma cirurgia”, explica o médico Diogenes Silva, sócio da Anestex e um dos idealizadores dos aplicativos.