Um game desenvolvido na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, está disponível no Congresso Brasileiro de Urologia (16 a 20 de novembro), em Natal (RN), para que médicos pratiquem por meio de um jogo a realização da cirurgia a laser para hiperplasia benigna da próstata. A doença – que é a mais comum da glândula e atinge 80% dos homens com mais de 50 anos – causa aumento da próstata, provocando vontade constante de urinar e, em casos mais graves, incontinência urinária e problemas renais.
Denominado GreenLight SIM, o game imita o cenário real de interação entre o feixe de luz e o tecido durante a vaporização da glândula, técnica que diminui de forma minimamente invasiva o tamanho da próstata, recuperando a qualidade de vida do paciente. A nova tecnologia foi projetada para preparar os médicos a operarem o laser verde, chamado GreenLight Laser Therapy, considerado o tratamento mais eficaz para a doença. Durante o jogo, o médico treina identificação da anatomia, velocidade do feixe de luz, distância entre a fibra e a glândula, assim como a resposta do tecido, recebendo a avaliação em tempo real.
?O uso da tecnologia amplia a qualidade dos treinamentos médicos, já que os profissionais são submetidos a situações reais durante uma cirurgia, com toda a segurança e eficácia e com a avaliação em tempo real?, explica o urologista Sandro Faria ? especialista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo e do Hospital Vera Cruz, em Campinas (SP). Ao menos 30 trabalhos científicos atestam que o médico ganha habilidades cirúrgicas mais rapidamente quando treinado por meio de tecnologias interativas.
Onde encontrar o game?
Estande AMS ? American Medical Systems
Local: Número 31 e 32
Hiperplasia Prostática
A patologia é a mais comum da próstata e resulta em inchaço da glândula, que acaba comprimindo a bexiga e obstruindo parcial ou totalmente a uretra, prejudicando o fluxo normal da urina. É uma doença silenciosa e que provoca infecção urinária frequente e alguns raros casos podem evoluir para insuficiência renal. Somente a HBP atinge mais de 14 milhões de brasileiros, segundo dados da SBU – Sociedade Brasileira de Urologia. ?No mundo, 80% da população masculina sofre com a doença?, afima Faria.
Sobre a Cirurgia a Laser
Cerca de 30% dos pacientes com hiperplasia prostática precisam de cirurgia para reduzir o tamanho da próstata, que pode ser tradicional ? de ressecção transuretral convencional para retirada do tecido da próstata pela uretra, ou a laser, que vaporiza a próstata.
O tratamento mais avançado no Brasil atualmente é a cirurgia a laser, não invasiva, sem limite para o tamanho de próstata, o que aumenta o número de pessoas beneficiadas pela cirurgia. A tecnologia chamada de GreenLight Laser Therapy reduz o tempo de internação e recuperação, e o paciente tem alta, em média, em até 24 horas. Mais de 600 estudos comprovam a eficácia e segurança do GreenLight, com mais de 500 mil pacientes tratados em todo o mundo.
O tratamento com laser verde é ainda um avanço para pacientes com doenças do coração, que precisam utilizar drogas anticoagulantes e antes não tinham alternativas de cirurgia. Como o sangramento é mínimo, não há necessidade de suspender o medicamento.