A FIDI – Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem acaba de divulgar a grade de cursos de aperfeiçoamento em ultrassonografia para este ano. Entre março e novembro serão 27 cursos em várias especialidades com destaque para endometriose (preparo intestinal no diagnóstico da endometriose), fetal (ultrassom obstétrico de rotina e pronto socorro) e elastografia hepática, novo método que pode substituir a biopsia, tamanha sua eficácia.
As aulas acontecem no ambiente do centro de diagnósticos da FIDI, com o atendimento de pacientes que estão na fila do SUS, e o grande diferencial é o conceito “fellow por um dia”, em que o aluno acompanha o professor especialista demonstrando a técnica realizada, e também nas etapas de construção dos laudos, numa proposta de transferência de conhecimento.
Eventualmente, a critério do professor, o aluno também poderá realizar alguns exames. Todo o processo é aplicado em linha com os conceitos de atendimento humanizado e diferenciado que a FIDI realiza nas unidades de saúde em que atua.
“Além da parte prática abordaremos a melhor maneira para redigir o laudo patológico. Essa é uma fase muito importante em todo o processo, pois auxiliará o médico que receberá o laudo na unidade de saúde para a interpretação do exame”, explica o Dr. Harley De Nicola, gerente médico da FIDI e coordenador dos cursos.
Os cursos tem duração de um dia (dois períodos) e cada turma será formada por quatro alunos, exceto nos cursos de elastografia hepática, endometriose e fetal, com participação de dez alunos. Nos dois últimos a duração será de dois dias.
A programação tem início nos dias 18 e 19 de março com o curso “ultrassonografia com preparo intestinal no diagnóstico da endometriose”, já com as inscrições esgotadas. Para saber mais sobre a grade completa acesse (www.fidi.org.br).
Sobre a Fundação IDI
A Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem atua há mais de 14 anos na saúde pública de São Paulo. Mantém convênio para operar a área de diagnóstico por imagem de diversos hospitais das Secretarias de Saúde do Estado e Município de São Paulo, prefeituras próximas à capital (São Caetano do Sul e Diadema), além dos Estados de Goiás e Bahia.
Possui cerca de 2 mil funcionários e 500 médicos especialistas, que atendem em mais de 70 unidades de saúde realizando mais de 4 milhões de exames por ano, sendo o maior provedor de exames de diagnósticos por imagem do país para a área pública.