A Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP) lançará amanhã sábado (31/05), durante o 11.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA) e a 48.ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro (JASB), a “Fundação de Segurança para o Paciente”. A proposta é ter um organismo independente fomentando informações para profissionais e população em geral sobre os riscos e as principais causas de problemas durante os procedimentos de anestesia. No Brasil estima-se um percentual de 10% a 15% de efeitos adversos durante ou após os procedimentos anestésicos. Dados não concretos por conta da subnotificação que acontece no país.
De acordo com o anestesista Marcelo Valverde, que debateu o tema “Controvérsias em anestesia pediátrica”, na última década, para cada 10 mil atos anestésicos em crianças realizados no Brasil, ocorreram 9,8 fatalidades. Esse número está acima dos índices de 0,4 a 6,8 registrados em países desenvolvidos, mas abaixo dos 10,7 a 15,9 dos países em desenvolvimento.
Durante o Congresso, a SAESP também está realizando uma pesquisa inédita sobre o perfil e as condições de trabalho do médico anestesista nas unidades de saúde públicas e privadas do Estado. A proposta é identificar o cenário atual e conseguir desenvolver estratégias que ajudem a melhorar a atuação dos anestesistas.
Em seus 4 dias, o COPA o deverá reunir cerca de dois mil profissionais e terá a participação de 19 conferencistas internacionais vindos da Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Chile.
Serviço
11.º Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA)
48.ª Jornada de Anestesiologia do Sudeste Brasileiro (JASB)
Dias: 29 de maio e 01 de junho
Local: Pavilhões F e D do Transamérica Expo Center
Endereço – Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, São Paulo – SP
Horário: 9h as 18h00
Mais informações: www.saespcongressos.org.br