O fundador da Microsoft é dos empresários mais atuantes em fóruns de discussão sobre saúde, entre outros temas importantes que reverberam mundo afora pela sua voz.
A respeito da covid-19, Bill Gates já se posicionou publicamente a favor do lockdown quando a crise atingiu seus momentos mais agudos e doou cerca de 2 bilhões de dólares para incentivar pesquisas, além da compra e distribuição de vacinas em regiões pobres.
Uma das recentes ações filantrópicas da Fundação Bill & Melinda Gates (o ex-casal emitiu uma nota em que afirmava a continuação da parceria na entidade) foi o financiamento de projetos focados em saúde e na segurança de trabalhadores. A iniciativa tem a parceria da Workers Lab, uma organização americana que busca apoio para financiar ideias inovadoras em ambiente de trabalho.
A fundação dos Gates concedeu prêmios em dinheiro para seis projetos inscritos em 2020 que abordam saúde e atividades profissionais. Três receberam subsídio de 75 mil dólares e os restantes levaram 150 mil dólares. Os empreendedores também se beneficiaram de mentoria do Workers Lab para implementar as propostas.
Veja os projetos contemplados. Todos foram realizados por organizações não-governamentais e sem fins lucrativos.
– Medical Center of the Americas Foundation. Lançou o Nurse Innovator, programa que capacita enfermeiros para colocar em prática ideias inovadoras que solucionam problemas do dia a dia do ambiente clínico.
– Mississippi Workers’ Center for Human Rights. Planejou uma clínica de saúde dirigida por afroamericanos e um centro de aprendizagem e tratamento médico contra a covid-19.
– Building Skills Partnership. Idealizou um programa para treinar zeladores de prédios de Los Angeles de acordo com protocolos de segurança da covid-19 a fim de reduzir os contágios.
– Labor Occupational Health Program. A ideia nasceu na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Foi criado um centro de administração de saúde e segurança ocupacional com foco em trabalhadores de baixa renda, imigrantes, afroamericanos e trabalhadores sem documentos.
– Justice for Migrant Women. Organização de direitos civis que criou o Healing Voices, ideia que reúne grupos virtualmente a fim de apoiar trabalhadoras rurais.
– Legal Aid Justice Center. Produziu um chatbot para ajudar trabalhadores imigrantes que atuam na agricultura a identificar violações de segurança no local de trabalho.