A Divisão Bioengenharia da Fundação Adib Jatene acaba de atualizar o MCA 2000, monitor de coagulação ativada, utilizado para calcular o tempo de coagulação do sangue durante cirurgias cardíacas, hemodiálise, hemodinâmica e angioplastias, entre outras. De acordo com Eddie Luiz Alonso Jr, a decisão de fazer um up grade no aparelho recaiu sobre o fato de o modelo estar consolidado no mercado, mas necessitar de pequenos ajustes para acompanhar os avanços tecnológicos dos últimos tempos e tornar o design mais arrojado.
Concebido pela equipe de especialistas da Divisão Bioengenharia, o MCA 2000 atua na tomada de decisões durante os procedimentos cirúrgicos, como a necessidade de intervenções seguras dentro das condições apresentadas em cada caso.
“Com o equipamento é possível administrar a dosagem correta das substâncias heparina e protamina na medição do tempo de coagulação sem danificar os componentes do sangue e comprometimento do quadro clínico geral”, promete Alonso. Com garantia de um ano, o MCA 2000 dispõe de assistência técnica permanente e requer kit de tubos descartáveis. O modelo conta com bloco interno para alojamento dos tubos de sangue que mantém a temperatura de 37ºC e alarme sonoro e visual que anuncia o final do teste.