A Fundação Dom Cabral, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo, em parceria com a AEVO, empresa focada em gestão da inovação e estratégia, anunciam as HealthTechs e SciTechs campeãs do Growth Startups Ranking. A premiação busca promover uma cultura de inovação, a partir do reconhecimento das startups que mais cresceram nos últimos cinco anos no país.
Nesta primeira edição, lideram o Top 20 de HealthTechs e SciTechs, a Vyro Biotherapeutics, empresa de biotecnologia focada no desenvolvimento de vírus (OVs) matadores de câncer; seguida da Mamotest, startup argentina que usa IA para a detecção precoce do câncer de mama; e Living Out, startup direcionada para o cultivo 3D de estruturas que imitam tecido de órgãos do corpo.
“Reconhecer iniciativas na área de saúde é trazer visibilidade para empresas que transformam positivamente a vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Nos últimos três anos, a área médica precisou se reinventar para atender as necessidades da sociedade e possibilitar o novo normal, que vivemos pós-pandemia. Ficamos felizes em reconhecer 20 empresas que possuem comprometimento com um setor que é de extrema importância para a sociedade”, afirma Alex Ribeiro Jr., Diretor de Operações na AEVO.
A fim de compartilhar insights com o mercado, a AEVO e a Fundação Dom Cabral realizaram um levantamento inédito sobre o perfil das empresas na área de saúde. Segundo o estudo, 50% das startups do setor de saúde, que estão no TOP 20, tem foco em soluções B2B. Enquanto 35% para B2B2C e apenas 8% para B2C. Também foi identificado que 70% participam ou já participaram de um Hub de inovação.
Já entre as tecnologias mais adotadas pelo segmento foi revelado que 11% utiliza biotecnologia; 10% usa Big Data; e 13% adota Inteligência Artificial ou Machine Learning, enquanto 20% das empresas adotam outras tecnologias que incluem iniciativas em: mobile, 5G, satélite, realidade aumentada e virtual, sensores e digital twins. O que aponta diferentes oportunidades de criação de negócios com essas tecnologias.
As empresas foram escolhidas após a Fundação Dom Cabral realizar uma análise quantitativa e qualitativa, que selecionou 70 startups no setor de saúde para seguirem para a próxima fase, em que foram avaliados o modelo de negócio, capacidade de inovação, escalabilidade, critérios de competitividade, além da participação em Hubs e aceleradoras.
“O Estudo mostrou a importância e engajamento das startups no ecossistema da saúde, com propostas inovadoras. Vivemos em um momento em que, a capacidade de análise de dados para a obtenção de informação de maneira ágil e assertiva, pode ser um divisor de águas na qualidade de vida das pessoas. Para a Fundação Dom Cabral o estudo com foco em HealthTechs e SciTechs, aponta para este caminho”, afirma Hugo Tadeu, professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.
Entre os hubs parceiros do ranking estão as empresas Green Rock, Connext Health e MaterDei, Unimed Nacional, Saúde Ventures e Hub Connect.
Confira o TOP 20 HealthTechs e SciTechs que estão revolucionando a área de saúde:
- Vyro Biotherapeutics
- Mamotest
- Living Out
- Pannex Therapeutics
- Huna IA
- Quantis
- Genial Care
- RadioLife
- Cuida Life
- Tissue Labs
- Techtrials
- Alice
- Doutor ao vivo
- Eye Care
- Ages
- Evello
- Bioma4me
- Doc4Doc
- Weknow
- WeCancer