L + M Gets, Innovision, kaseya e Health Consult se uniram para oferecer serviços de planejamento, construção, incorporação de tecnologias e mobiliário para instituições de saúde. De acordo com o diretor da L + M Gets, Lauro Miquelin, a parceria aconteceu devido à carência do mercado por serviços integrados de Tecnologia da Informação (TI) e Telecomunicações (Telecom) para a área médica.

“O mercado da saúde está buscando alternativas que possam garantir que a infraestrutura seja aliada às necessidades dos empreendimentos”, diz.

O primeiro passo para a implementação da solução é fazer um diagnóstico preciso da necessidade do cliente. “O cliente pode querer reduzir despesas e custos, ou primar pela segurança absoluta dos dados do paciente, entre outros. Primeiro analisamos o parque tecnológico para, depois, recomendar uma série de ações que vão estar alinhadas ao desempenho do hospital ou clínica por exemplo”, explicou Miquelin.

A prestação de serviços entre as empresas está dividida da seguinte forma: L + M Gets é responsável pela construção do ambiente e toda sua estrutura para o embarque da tecnologia; a Innovision oferece infraestrutura de TI; kaseya faz o gerenciamento dos equipamentos médicos e a Health Consult é quem desenha o diagnóstico de todas as necessidades de TI e Telecom da instituição.

“Partindo do princípio de que todos os equipamentos de hospitais e clínicas são – em tese – computadores e o que fazemos é gerenciar os mais diversos modelos de máquinas, podemos gerenciar todo o ambiente médico”, afirmou o diretor da Innovision, Renato Grau.

Benefícios

De acordo com o Grau, o serviço é direcionado principalmente para clínicas, hospitais e laboratórios de pequeno e médio porte, pois o parque tecnológico ainda não está bem estruturado.

O conceito de full outsourcing ainda engatinha no setor de saúde brasileiro, segundo os executivos ouvidos. Algumas das facilities que integram o conceito são: armazenamento de dados dos pacientes; controle de licenças dos softwares; controle do ciclo de vida dos ativos de informática; suporte aos usuários; disponibilidade de informação online; antecipar problemas; entre outros.

“A tendência das empresas de diversos setores é de comprar a infraestrutura de TI e Telecom como um serviço. Assim como consumimos energia elétrica hoje em dia, sem pensar, apenas usufruindo-a”, disse Miquelin.

De cliente a fornecedor

A L + M Gets, empresa de gestão de espaços e tecnologias em saúde, passou de cliente para fornecedor. A companhia é cliente da integradora Innovision há 13 anos e, devido aos bons resultados obtidos, há um ano resolveu integrar sua expertise à solução e colocá-la no mercado.

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/SB_Web e fique por dentro das principais notícias do setor.