Você conhece alguém que teve câncer? No dia 29 de março, pacientes e familiares participarão gratuitamente de discussões de temas relevantes no II “Diálogos da Próstata – O impacto do câncer de próstata na vida do homem”. Organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o evento vai debater, com linguagem acessível ao público em geral, os novos tratamentos e perspectivas para o câncer de próstata, como a alimentação e hábitos saudáveis podem fazer a diferença, a sexualidade no câncer, o que está sendo feito para ampliar a atenção à saúde do homem no Brasil, além apresentar o depoimento de um paciente, relatando o que mudou na vida após ser diagnosticado com a doença.
Durante o fórum será lançada a cartilha “Diálogos da Próstata”, com informações objetivas sobre prevenção, tratamento e aspectos gerais do câncer de próstata. O material, organizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, é um guia que aborda os direitos do paciente, aspectos da vida profissional, orientações sobre nutrição, exercícios físicos, entre outros temas.
“Queremos esclarecer dúvidas, falar sobre prevenção, tratamentos e avanços da medicina, sem esquecer os desafios, medos e conquistas da família e do paciente”, afirma a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira. Ela fará a palestra de abertura do fórum, falando sobre o poder da conscientização para salvar vidas.
O evento faz parte da programação para leigos do Congresso Internacional de Uro-Oncologia. O oncologista Fernando Maluf, presidente do Congresso, falará sobre os novos tratamentos e perspectivas para o câncer de próstata. “Precisamos dialogar sobre prevenção e desmistificar a doença, para que o paciente enfrente os desafios do câncer de forma mais tranquila, com impacto positivo no tratamento”, ressalta Maluf. “O controle do câncer de próstata tem avançado significativamente, com novas terapias e remédios que apresentam baixas taxas de efeitos colaterais, que melhoram a qualidade de vida do paciente”, explica.
A psiquiatra Carmita Abdo, fundadora e Coordenadora do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) da USP, abordará outro tema importante para a vida do paciente com câncer de próstata: “o impacto do câncer de próstata sobre a sexualidade do homem e de sua parceira”.
A enfermeira oncologista do Hospital São José, Verônica Paula Torel de Moura, vai explicar como a alimentação e hábitos saudáveis podem fazer a diferença na prevenção e no tratamento do câncer de próstata.
O Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Carlos Eduardo Corradi, falará sobre o que está sendo feito para ampliar a atenção à saúde do homem no Brasil. E o gerente administrativo Carlos Mazzuca, ex-paciente de câncer de próstata, dará seu depoimento sobre superação e aprendizado, contando o que mudou na vida dele após ser diagnosticado com um câncer de próstata.
Encerrando o evento, será realizado um debate sobre humanização da saúde, saúde integrativa e o papel da mulher. Haverá a participação da plateia com perguntas.
II Diálogos da Próstata – “O impacto do câncer de próstata na vida do homem”
Data: 29 de março
Local: Sheraton WTC Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo – São Paulo
Horário: das 9h30 às 12h
Informações: (11) 3884-7099
Inscrições gratuitas: [email protected]
Vagas limitadas
Programa
09:30 – 09:45 Abertura / Impacto Social: o poder da conscientização para salvar vidas.
Marlene Oliveira
09:45 – 10:00 Novos tratamentos e perspectivas para o câncer de Próstata. Fernando Cotait Maluf
10:00 – 10:15 O impacto do câncer de próstata sobre a sexualidade do homem e de sua parceira Carmita Abdo
10:15 – 10:30 Intervalo
10:30 – 10:45 Alimentação e hábitos saudáveis podem fazer a diferença?
Verônica Torel
10:45 – 11:00 O que está sendo feito para ampliar a atenção à saúde do homem no Brasil.
Carlos Eduardo Corradi
11:00 – 11:15 O que mudou na minha vida após ser diagnosticado comum câncer de próstata: superação e aprendizado
Carlos Mazzuca (paciente) + 1 (indicação)
11:15 – 11:45 Debate: humanização da saúde, saúde integrativa, o papel da mulher
Moderação: Marlene Oliveira (2′)
Debatedores: Fernando Cotait Maluf (5′)
Carmita Abdo (5′)
Verônica Torrel (5′)
Carlos Eduardo Corradi (5′)
Carlos Mazzuca + 1 (5′)
11:45 – 12:00 Perguntas da plateia
12:00 Encerramento