Doses experimentais de uma vacina contra a dengue já estão sendo produzidas pela Sanofi Pasteur, unidade da farmacêutica francesa Sanofi. Segundo a agência de notícias Reuters, a empresa se diz capaz de produzir 100 milhões de doses por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas no mundo são infectados anualmente pela doença.
A fábrica fica em Neuville-sur-Saone, sudoeste da França, e custou cerca de R$ 890 milhões.
A iniciativa francesa é possivelmente a mais avançada em termos de pesquisa para uma vacina contra a dengue ? superando inclusive a de laboratórios nacionais como o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz. Uma pesquisa divulgada pela Sanofi em 2012 mostrou pela primeira vez que uma vacina segura contra dengue é possível ? embora ela não tenha funcionado contra todos os quatro sorotipos conhecidos da doença.
Segundo a agência, a Sanofi ainda aguarda resultados de dois estudos clínicos para conhecer com exatidão a eficácia do produto. Os testes envolveram aproximadamente 45 mil pessoas na Ásia e na América Latina, e devem estar prontos entre o fim de 2013 e o início de 2014. Se derem certo, as primeiras doses da vacina podem estar prontas em 2015.
* com informações da agência Reuters
Franceses devem produzir vacina contra dengue até 2015
Sanofi Pasteur já produz vacina experimental; doença infecta mais de 50 milhões de pessoas no mundo anualmente, segundo a OMS
Tags