Apostar no cooperativismo para aliar oportunidade de trabalho com desenvolvimento profissional. Essa é a proposta da Qualy Vida – Cooperativa dos Profissionais de Saúde.

Tendo começado suas atividades em março deste ano, a cooperativa já conta com mais de 500 profissionais associados, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos. A idéia de fundar uma cooperativa de trabalho na área de saúde surgiu da demanda por profissionais qualificados no mercado. “Atuando com gestão de pessoas na área de saúde, percebemos que havia uma lacuna a ser preenchida. Muitas vezes o profissional tem formação técnica, mas não tem preparo para trabalhar; outras vezes falta uma formação mais específica, por isso resolvemos reunir tudo”, afirma a diretora executiva e fundadora da Qualy Vida, Simone Drigo.

Além de realizar uma seleção criteriosa para admitir novos associados, a cooperativa também investe em treinamentos e cursos para contribuir com a formação dos profissionais, tendo condições de atender às exigências do mercado.

Do total de cooperados, 420 já realizaram algum tipo de trabalho por meio da Qualy Vida. A cooperativa presta serviços para hospitais, clínicas e home care, atuando, por enquanto, na região da Grande São Paulo e na baixada Santista, somando 11 clientes. A diretora já projeta expandir os negócios em 2008. “Começamos a desenvolver projetos no interior do Estado. Planejamos crescer, mas de forma estruturada. Nosso foco é formar profissionais e dar oportunidade de trabalho. Por aqui os profissionais podem conhecer diferentes instituições e modos de trabalho, o que também contribui para sua experiência”, conclui Simone.