De 31 de julho a 2 de agosto, Florianópolis será a cidade sede do 13º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Brasileira Pediátrica (CBMIP). O evento reunirá profissionais da área de pediatria e da pediatria intensiva, que cuida dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, por essa razão está sendo organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O encontro será no Costão do Santinho Resort.

Com o tema central “Lições do passado, visão do presente e planos para o futuro”, os principais nomes da medicina intensiva neonatal e pediátrica nacional e internacional apresentarão as principais discussões do tratamento do paciente crítico infantil. “Temos certeza que as aulas promoverão uma importante atualização e discussões para o implemento no atendimento das crianças e recém-natos criticamente enfermos”, disse a Dra. Nilzete Liberato Bresolin, presidente do 13º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica.

As atividades do encontro serão abertas no dia 31, às 8 horas, com a conferência magna “Uma ponte para a vida chamada ECMO”. Hoje, existem no Brasil equipes já formadas, preparadas e realizando o suporte extracorpóreo para a população em casos selecionados e, durante a apresentação, o palestrante abordará o procedimento em pacientes nas UTIs pediátricas.

Destaque também para as miniconferências do primeiro dia, que tratarão sobre resistência bacteriana e as novas drogas, infecção por vírus em UTI Pediátrica e o gerenciamento de risco. Analgesia, sedação e delirium nas unidades de terapia intensiva infantis serão discutidas e protocolos e diretrizes para o tratamento neonatal e pediátrico serão apresentados.