As três empresas, referências no investimento em inovação, realizarão uma rodada de investimentos em busca de soluções que possam revolucionar o ecossistema de saúde no Brasil. O Investor Day acontecerá online, no dia 19 de dezembro, e marcará o encerramento de aplicações no Brasil e a abertura da captação de startups internacionais. 

O Investor Day já é um processo realizado pela FHE Ventures, mas pela primeira vez contará com a parceria de um dos maiores grupos de saúde do Brasil, o Grupo MV, através de seu braço de parcerias, a Healthcare Alliance, e a Bossanova Investimentos, Venture Capital mais ativa da América Latina. Juntas, as três empresas já consolidadas na área de inovação em saúde buscam resolver as maiores dores das startups, que são: capital para crescimento, acompanhamento, networking e abertura de mercado.  

Em conjunto, as instituições contam com cerca de mil investidores, além de portfólios com mais de 1.500 startups investidas e a presença em países como Portugal, Espanha, Bélgica, Canadá e Estados Unidos. O co-investimento busca novos negócios em todas as regiões do Brasil. 

Segundo um levantamento da plataforma de inovação Distrito, essas startups participaram de 54 operações neste ano, entre investimentos, fusões e aquisições. Esse número faz da saúde a segunda área mais procurada pelos investidores, atrás apenas de fintechs, que mantêm a liderança isolada. Para Antônio Patrus, diretor da Bossanova, o aumento é natural, devido a quantidade de inovação que vêm sendo gerada no setor, e a gestora vem acompanhando a tendência. “Junto ao Investor Day, temos outras parcerias recentes, como um comitê de investimento junto ao Hospital Dona Helena, um dos melhores do país, que irão acelerar ainda mais os nossos investimentos nessas soluções entre o fim deste ano e o primeiro semestre de 2023”, afirma Patrus. 

Desde janeiro de 2020, a Bossanova já investiu cerca de R$ 4,2 milhões em healthtechs, totalizando 12 investimentos até o momento. Neste ano, apostou nas startups Mitfokus, de contabilidade médica, Nina Saúde, de exames diagnósticos; ProBrain, de triagem de habilidades auditivas; e Closecare, de gestão de atestados. O setor foi o terceiro e quarto mais investido pela gestora em 2021 e 2022, respectivamente. Ao mesmo passo, a FHE Ventures, com tese exclusiva de saúde e educação, já realiza investimentos em 10 healthtechs, entre elas a Saúde Agora, plataforma de prontuário eletrônico e telemedicina; Medmap, de gestão de escala e Avulta, de contratação inclusiva, além de um co-investimento com a Bossanova Investimentos na Hi Healthcare, plataforma de machine learning de processos médicos para combate a desperdícios em saúde. 

Para participar da seleção e apresentar uma proposta, a startup deve possuir produtos já validados no mercado e faturar pelo menos R$ 20 mil mensais com projetos aplicados.  

Kenji_FCE.jpg

De acordo com Rafael Kenji, CEO da FHE Ventures e responsável pela concepção da ideia de parceria com as duas instituições, trata-se de uma oportunidade única para investidores conhecerem as propostas mais inovadoras do país. “A expectativa é que sejamos impulsionadores de transformações importantes para a cadeia da saúde brasileira por meio de negócios altamente escaláveis e inovadores, com a participação direta dos investidores-anjo e convidados referências no mercado em todo processo de avaliação das soluções”, afirma Rafael Kenji. 

Os responsáveis pelo Investor Day esperam mais de 50 inscrições, e 5 delas serão aprovadas para apresentação no evento do dia 19 de dezembro. As startups deverão realizar um pitch de 5 minutos e responder a perguntas feitas pelos investidores-anjo e convidados ao longo de mais 15 minutos.  

“O objetivo é selecionar startups que possam apoiar gestores, médicos e outros profissionais de saúde em seus processos, melhorando o acesso à saúde e a qualidade do serviço para os pacientes, com o usuário sempre no centro do cuidado”, finaliza Rafael Kenji.