O mercado de aplicativos está em grande crescimento. Pesquisas recentes, feitas pela Gartner preveem que o segmento chegue a movimentar US$77 bilhões em 2017. No Brasil, os usuários de smartphone já chegaram a 43 milhões, o que representa 17% dos celulares do país. Mesmo um setor que conta com quase 2 milhões de aplicativos, é difícil achar ferramentas para empreendedores que sejam relevantes.
A seguir, separamos algumas ferramentas para que empreendedores do segmento de aplicativos tenham tudo em mãos para criar e administrar o melhor produto possível.
1. Sensortower
O Sensortower é uma das ferramentas para empreendedores de aplicativos que auxiliam na parte de marketing e divulgação dentro das app stores. Ele ajuda a acompanhar o ranking de keywords diárias, dando sugestões de palavras, estimativas de buscas e dificuldades competitivas. O site também permite que o desenvolvedor analise as reviews dos clientes, além de dar acesso à informações de marketing e estratégia.
2. Helpshift
O Helpshift permite que os administradores conversem com os consumidores dentro do próprio aplicativo. O utilitário funciona como um ”fale conosco”, que ajuda o usuário em tempo real, podendo impedir que eles façam reviews negativas sobre o seu aplicativo.
3. Crittercism
Uma das primeiras ferramentas para empreendedores de aplicativos que medem performance, o Crittercism oferece o monitoramento em tempo real de serviço e de erros, permitindo que os desenvolvedores os corrija assim que ocorrerem.
4. Taplytics
O Taplytics é uma ferramenta de teste A/B para aplicativos. Nele, o desenvolvedor pode testar diferentes layouts e designs antes de modificar o código do app, além de consertar problemas visuais e bugs de pixels.
5. Intercom
O Intercom é outra das ferramentas para empreendedores que auxiliam no contato ao cliente. Ele permite que o administrador veja quem está usando o aplicativo em tempo real. Com o utilitário, o desenvolvedor ainda envia mensagens personalizadas para os usuários, sejam elas por e-mails feitos sob medida baseados no comportamento do cliente ou mensagens de texto dentro do próprio aplicativo.
E você? Conhece alguma ferramenta para empreendedores que trabalhem no mercado de aplicativos?