A agência regulatória norte-americana, a Food and Drug Administration (FDA) acaba de registrar o naproxeno e esomeprazol magnésio comprimidos de liberação prolongada. A indicação é para o alívio de sinais e sintomas de osteoartrite, artrite reumatóide e espondilite anquilosante e para diminuir o risco de úlceras gástricas associadas a substâncias antiinflamatórias não esteroidais (NSAID).
VIMOVO™, desenvolvido em conjunto pela POZEN Inc. e a AstraZeneca, é uma associação de dose fixa de naproxeno com revestimento entérico – um antiinflamatório não esteroidal (NSAID) para alívio da dor – e esomeprazol de liberação imediata – um inibidor da bomba de prótons (PPI). O revestimento entérico tem a função de impedir que a cápsula se dissolva no estômago, fazendo com que os princípios ativos sejam liberados no intestino, evitando assim a irritação estomacal.
Os estudos clínicos que respaldaram o registro da FDA demonstraram que pacientes tratados com o medicamento apresentaram um número significantemente menor de úlceras gástricas em comparação aos pacientes tratados com naproxeno com revestimento entérico.
Vinte e sete milhões de americanos são afetados por osteoartrite, a forma mais comum de artrite. Considerando que muitos pacientes tratam seus sintomas com NSAIDs, 50% dos usuários crônicos de NSAID estão expostos ao risco de desenvolver úlceras gastrointestinais.