A especialista em padrões GS1 anunciou esta semana que recebeu acreditação da Food and Drug Administration (FDA), agência americana com funções semelhantes às da brasileira Anvisa, para a identificação única de produtos para a saúde (unique device identifiers, ou UDIs). Os padrões da empresa atendem aos critérios do governo americano para que os fabricantes atendam às exigências da nova regulamentação da agência sobre UDI.
A GS1 é a terceira empresa autorizada pela agência americana para emissão de padrões para a indústria. As outras são o Health Industry Business Communications Council (HIBCC) e o ICCBBA.
O Sistema de Identificação Única de Produtos para a Saúde pretende criar uma rede global de identificação de produtos, para melhorar os processos de negócios no setor da saúde e a segurança do paciente. As normas do FDA nos Estados Unidos sobre o uso do UDI são as primeiras a serem divulgadas, mas espera-se sejam seguidas por outras regulamentações similares em todo o mundo.
Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1, com sede em Bruxelas (Bélgica), diz que o sistema permite a implantação eficaz do UDI e no cumprimento da nova regulamentação. Os padrões globais, incluindo o GTIN (Numeração Global do Item Comercial) já são usados por fabricantes de medicamentos.
De acordo com a regra do FDA, o número UDI, geralmente deve ser aplicado na etiqueta dos produtos para a saúde, na sua embalagem, e, em alguns casos, no próprio produto. A identificação dos produtos para saúde beneficiam os pacientes ao evitar erros.
As regras para a identificação de dispositivos para saúde nos EUA pode ser vista no site da FDA (em inglês).
FDA autoriza emissores de padrões para produtos de Saúde
GS1 anunciou acreditação. Sistema de identificação busca reduzir erros e aprimorar segurança dos pacientes
Tags