Terminou em julho o processo de licitação para o fornecimento de um software de gestão e serviços de apoio para o Instituto de Tecnologia em Fármacos, conhecido como Farmanguinhos, pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O contrato foi assumido pela Resource IT Solutions, integradoras de soluções de TI, e compreende implementação e suporte (por 24 meses) de sistemas de gestão da fabricante alemã SAP para cerca de 450 usuários diretos.
Fazem parte do projeto sistemas para gestão empresarial, recursos humanos, planejamento orçamentário, saúde, segurança e meio ambiente. O objetivo do Farmanguinhos é integrar melhor os processos da organização e atender exigências normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Atualmente, a instituição usa um sistema de gestão de desenvolvimento próprio não totalmente em linha com as exigências regulatórias e de mercado, explica Jorge Mendonça, vice-diretor de gestão institucional de Farmanguinhos. Existe, segundo ele, excesso de planilhas e dificuldades para acessar informações em tempo real.
A estratégia de transição está baseada na Metodologia ASAP de implementação SAP com apoio da gestão de mudanças (Change Management), explica Solemar Andrade, vice-presidente-executivo da Resource. Temos neste projeto uma frente dedicada para garantir a transição entre os sistemas com o menor impacto possível para operação da Farmanguinhos.
O rastreamento dos medicamentos também será facilitado com a integração dos sistemas, atendendo a legislação obrigatória que irá vigorar a partir de 2015 e que determina a identificação única de cada unidade de medicamento.
Atualmente, Farmanguinhos é o maior laboratório da rede pública e o principal fornecedor do Ministério da Saúde. Tem como objetivo ser reconhecido, até 2022, como centro estratégico na produção pública de medicamentos, pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas farmacêutica e farmoquímica.