A Neuraxpharm Group (Neuraxpharm), empresa farmacêutica focada no tratamento do sistema nervoso central (SNC), incluindo transtornos psiquiátricos e neurológicos, adquiriu a Libber Pharma, que possui a infraestrutura para distribuir e comercializar os produtos da Neuraxpharm em todo o país. A aquisição estabelece uma filial no Brasil e marca os primeiros passos da expansão fora da Europa. Com isso, a Libber Pharma passa a se chamar Neuraxpharm Brasil.

Com uma expertise de mais de 35 anos, a Neuraxpharm desenvolve e comercializa marcas estabelecidas, medicamentos de valor agregado, genéricos, cannabis medicinal, soluções além dos medicamentos convencionais (saúde digital e dispositivos médicos) e medicamentos órfãos (indicados para pacientes com doenças raras). A companhia está constantemente se esforçando para oferecer uma ampla gama de opções de tratamento eficazes, de alta qualidade e acessíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com doenças ou distúrbios mentais e neurológicos.

Segundo o Dr. Jörg-Thomas Dierks, CEO da Neuraxpharm, o Brasil é o principal mercado farmacêutico da América Latina e o décimo maior mercado farmacêutico do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Espanha. “Estamos animados em expandir para fora da Europa por meio do estabelecimento de uma filial no Brasil”, afirma.

Além dessa recente aquisição, a Neuraxpharm concluiu a compra também, no início deste ano, do portfólio de produtos do SNC da Sanofi, que inclui um neuroléptico e três produtos antipsicóticos no Brasil, que farão parte da expansão da carteira de produtos da empresa.

“Nossa presença direta no Brasil contará com uma plataforma para distribuição dos produtos da Neuraxpharm para profissionais de saúde e pacientes em um dos maiores mercados da América Latina”, completa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Entre 2006 e 2022 foram registradas quase 18 mil notificações por transtornos mentais relacionados ao trabalho no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.

Conforme avalia Dierks, o país é sexto maior mercado de SNC do mundo, avaliado em mais de USD 4.740 milhões, com crescimento acelerado de 40% de 2021 a 2022. “Essa nova aquisição da Libber Pharma representa um importante passo estratégico para que possamos disponibilizar produtos avançados para o SNC para um número cada vez maior de pacientes ao redor do mundo”, conclui.