O Troféu Walter Schmidt, um dos principais prêmios da área da saúde no Brasil, foi entregue este ano à doutora e livre docente Conceição Aparecida de Mattos Segre, que atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho da Sociedade de Pediatria de São Paulo sobre Os Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-nascido. Em sua 13ª edição, o Troféu Walter Schmidt reconhece a contribuição de personalidades que trabalham para o avanço da saúde no Brasil.
“Para nós, é uma alegria homenagear um ícone profissional como a doutora Conceição, que dedicou a sua carreira ao estudo da pediatria neonatal, contribuindo muito para o desenvolvimento dessa área no Brasil”, destaca a doutora Karin Schmidt Rodrigues Massaro, diretora administrativa da Fanem.
Conceição Aparecida de Mattos Segreé graduada em Medicina pela FMUSP e Doutora e Livre Docente em Pediatria Neonatal pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Em sua carreira atuou como chefe das Unidades Neonatais dos Hospitais Servidor Público Estadual, Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha e Albert Einstein. Foi consultora temporária da Organização Pan-americana da Saúde e do Ministério da Saúde;presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo; e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria. A médicaainda é autora dos livros “RN” e “Perinatologia – Fundamentos e Prática”, além de ter sido agraciada com o título de “International Pioneer in Neonatology”, conferido pela American AcademyofPediatrics.
Desde 2002 o Troféu Walter Schmidtjá foi entregue a várias personalidades que com sua dedicação proporcionaram serviços para a saúde brasileira. Entre eles, Geraldo Alckmin, médico e governador de São Paulo; Gonzalo Vecina Neto, médico e ex- Secretário Municipal de Saúde de São Paulo; Waleska Santos, médica e presidente da Hospitalar; o Professor Doutor Saíde Jorge Kalil, do Departamento de Engenharia Biomédica da UNICAMP; Juan Quirós, ex-Presidente da APEX – Brasil; Benjamin Israel Kolpeman, médico, professor e doutor em pediatria pela Universidade Federal de São Paulo; MayanaZatz, à professora doutora do Centro de Estudos do Genoma Humano; Alessando Teixeira, ao economista gaúcho pela contribuição efetiva para o desenvolvimento da indústria brasileira da saúde em seu trabalho à frente da APEX-Brasil; UenisTannuri, professor doutor e chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e um dos maiores especialistas em cirurgia infantil do país; José Alberto Ferreira Filho, professor e Pró-Reitor de Administração da Universidade Federal de Itajubá e que atua em ensino e pesquisa no Grupo de Engenharia Biomédica da instituição; e Evanisa Maria Arone, professora doutora e enfermeira integrante do Grupo de Pesquisa em Administração e Gerenciamento em Saúde e Enfermagem – GEPAG, da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo,responsável pela organização das atividades educacionais e de pesquisas clínicas dos equipamentos neonatais.
O Troféu recebeu o nome do empresário Walter Schmidt, pioneiro da neonatologia, que criou e dirigiu por mais de 50 anos a Fanem, hoje a indústria brasileira de equipamentos para a saúde com maior expressão no mercado neonatal. Desde o início, a empresa foi conduzida com elevado grau de pioneirismo, inovação e empreendedorismo, desenvolvendo produtos avançados para a área de neonatologia que contribuíram para o impulso do mercado hospitalar brasileiro.