A EY, líder em serviços de auditoria e consultoria, anunciou na noite desta terça-feira (27/04), o nome de Pedro de Godoy Bueno, CEO do Grupo DASA, como o Empreendedor do Ano 2021. O executivo foi o destaque na categoria Master e representará o Brasil na etapa global do Programa – o EY World Entrepreneur Of The Year™ -, a ser realizado em formato virtual no Principado de Mônaco, em junho. Na categoria Family Enterprise, Décio da Silva, presidente do Conselho de Administração da WEG, passa a fazer parte do Global Family Business Book da EY, garantindo seu lugar no Family Business Forum, evento que também será realizado em Mônaco.

Pedro de Godoy Bueno teve sua trajetória profissional marcada pelo início ainda bem jovem, aos 15 anos, como estagiário na Amil, na época sob gestão de seu pai, Edson, falecido em 2017. Com a venda da empresa para o grupo norte-americano UnitedHealth, em 2012, fundou a gestora de investimentos DNA. Dois anos depois, assumiu como CEO do Grupo DASA, uma das principais empresas do setor de saúde no Brasil, na qual a DNA já investia. O executivo foi um dos responsáveis diretos pelo crescimento e modernização do negócio na última década. Aos 31 anos, é conhecido como o bilionário mais jovem do Brasil.

“Enxergo este reconhecimento como resultado de todas as interações, aprendizados e o que pude construir com a ajuda de centenas de pessoas com as quais convivi em meus 31 anos de vida. Agradeço em nome de todos da DASA, que tem como missão transformar o setor de saúde, para que ele seja cada vez melhor e mais sustentável”, disse Pedro Bueno em seu discurso de agradecimento.

A categoria Emerging, destinada a dar destaque a empreendedores à frente de empresas promissoras e com alto potencial de crescimento, homenageou Fernando Prezzotto, fundador da Sempre Sementes. Na categoria Impacto Socioambiental, o reconhecimento foi concedido a Fernanda Stefani, co-fundadora e CEO da 100% Amazônia. Outra homenagem foi dada a Denise dos Santos, na categoria Executivo Empreendedor, em reconhecimento pela sua atuação como CEO da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Globalmente, o Programa Empreendedor do Ano (EOY) completa 35 anos e está presente há 23 no Brasil, com o propósito de identificar e reconhecer líderes empresariais de diversos setores, que vêm transformando mercados e gerando impactos positivos na sociedade. Desde 1998, mais de 300 executivos brasileiros já foram homenageados e reconhecidos pela EY.

“Em 2020, o empreendedorismo bateu recorde histórico no Brasil e foi a alternativa para milhões de brasileiros conseguirem lidar com a pandemia. Alguns deles foram além e fizeram da crise uma oportunidade para atender às novas demandas das empresas e da sociedade, exercendo, dessa forma, a vontade de transformar a realidade do nosso país. É um orgulho para a EY poder dizer que apoia várias dessas iniciativas e participa de forma ativa desse ecossistema”, disse a sócia de EY Private e líder dos programas Empreendedor do Ano Brasil e Winning Women Brasil, Raquel Teixeira.

Para o CEO da EY Brasil, Luiz Sérgio Vieira, o Programa Empreendedor do Ano 2021 teve um significado especial. “O momento atual não poderia ser mais desafiador. As empresas estão precisando se reinventar e transformar seus modelos de negócios para lidar com as novas formas de trabalhar, interagir com seus parceiros e clientes em um ambiente ainda repleto de incertezas e acelerado pelo uso intensivo da tecnologia. É nesse novo contexto que os empreendedores homenageados se fazem ainda mais necessários.”

Nas edições anteriores, as homenagens da EY incluíram Cesar Gon, fundador e CEO da CI&T; a Família Botelho, da Energisa; Luis Fernando Porto, da Unidas; José Carlos Semenzato, da SMZTO Participações em Negócios Ltda.; Ivoncy Brochmann Ioschpe, da Iochpe-Maxion; Roberto Jatahy, do Grupo Soma e Fabio Sandrini, da Verzani & Sandrin.