A Extreme Networks, que atua na produção de equipamentos de redes de alta velocidade com tecnologia de Gigabit Ethernet, lança uma solução desenhada para atender as necessidades de aplicações em ambiente hospitalar. A tecnologia se baseia em equipamentos de “core” (núcleo de redes) da família Alpine e de switches de borda da família Summit e possibilita o tráfego de informações utilizadas em medicina.
Entre as implementações possíveis estão os sistemas de CPR (Computer-Based Patient Records), que permitem o acompanhamento de toda a vida do paciente através de softwares, além de aplicações PACS (Picture Anchiving and Communications Systems) e sistemas de vídeo-medicina no conceito VACS (Vídeo Archive Communications Systems). A solução admite na mesma rede o tráfego de informações médicas e de atividades administrativas, sem risco de conflito ou congestionamento.
A solução é escalável, atendendo a hospitais de qualquer porte, e já testada em hospitais dos EUA. A expectativa da empresa é atender cerca de dez hospitais brasileiros até o final de 2004.