Plano de saúde ideal não existe, em minha opinião.

Existe alguma lei que permite as pessoas estarem confortáveis em relação aos planos de saúde? A resposta é não. Isso porque ninguém se conforma com a doença, e a população acha que quem tem que arcar com esse ônus é o governo.

A idéia de ter planos de saúde para melhorar o sistema universal de atendimento da saúde, nem a maior nação sob o ponto de vista econômico do mundo consegue arcar com os custos. Nos Estados Unidos, não existe nada parecido com o nosso SUS e existem 45 milhões de pessoas sem um atendimento mínimo.

Na Europa pós-guerra, se criou um sistema de atendimento universal, com vários benefícios de medicamentos, óculos, bengalas, dentaduras, etc , que esta exaurido e só funciona graças a paciência de uma geração mais idosa, que não se importa de esperar ate 6 meses para uma consulta. E o Governo brasileiro é obrigado a custear a saúde de milhões de pessoas que com leis mais flexíveis poderiam comprar planos privados, que desonerariam o SUS.

A saúde com exames cada vez mais sofisticados e caros, com pacientes cada vez mais ansiosos pelos seus sintomas indefinidos e com a incidência de 23% da população com depressão não haverá um atendimento ideal, sem uma campanha de esclarecimento da população.

Por Prof. Dr. Jose Knoplich- PhD em Saúde Publica USP, editor médico dos sites www.ram.uol.com.br e www.intramed.uol.com.br, Reumatologista, autor do livro e DVD Viva bem com a coluna que você tem. / [email protected]