De acordo com dados do Ministério da Saúde, 51% da população brasileira está acima do peso, 7,4% têm diabetes e 12% são fumantes na faixa etária acima de 18 anos. Por isso, os exercícios especializados no combate a esses males são fundamentais. Essa é a proposta do Hospital Cardiológico Costantini que inaugura, no dia 16 de dezembro, a nova Academia do Coração, a primeira intrahospitalar do Paraná. Com capacidade para atender mais de 200 pessoas ao dia, o novo espaço conta com 700m2.

De acordo com o médico e diretor geral do Hospital Costantini, Costantino Costantini, segurança hospitalar, conforto e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, formada por médicos cardiologistas, fisioterapeutas, fisiologistas, educadores físicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e um corpo clínico de emergência 24 horas, são os grandes diferenciais da nova Academia do Coração. Na coordenação dessa equipe está Rafael Michel de Macedo, com pós-doutorado e formação em fisioterapia, fisiologia e educação física.

Segundo ele, a iniciativa de reestruturar a Academia do Coração surgiu da grande demanda de pacientes que eram encaminhados à antiga estrutura e da necessidade de ofertar novos programas aos alunos. “Nosso objetivo foi criar um espaço maior para que portadores de fatores de risco das doenças cardíacas e pessoas que estão na fila do transplante pulmonar/cardíaco e em período pós-operatório possam se exercitar sem medo e dentro do seu limite”, diz Macedo.

O novo espaço também contará com uma moderna linha de equipamentos para treinamento cardiovascular e de musculação. Além disso, reabilitação ortopédica, reabilitação pulmonar, treinamento supervisionado e individualizado para diabéticos, hipertensos, obesos, fumantes e dislipidêmicos serão alguns dos serviços oferecidos.

Na opinião do cardiologista, responsável pela reabilitação cardíaca do Hospital Costantini, Miguel Morita Fernandes da Silva, a instituição dá um grande salto na promoção à saúde na cidade de Curitiba com a inauguração deste espaço. “Embora seja comprovado cientificamente os benefícios da atividade física, ainda há carência de centros de reabilitação em várias regiões do país e do mundo. Agora, mais pessoas têm acesso a esse tipo de tratamento que resulta em mais e melhores anos de vida”, afirma.

Medicina Esportiva – Além de atender portadores de fatores de risco das doenças cardíacas, a Academia do Coração também é voltada para atletas de alto rendimento.

Ao longo de 15 anos, o Hospital Cardiológico Costantini se tornou referência em medicina esportiva. Atualmente, a instituição atende jogadores do Paraná Clube e J.Malucelli e acaba de fechar uma parceria para atender o Coritiba.

Para o especialista em medicina esportiva do Hospital Costantini e cardiologista do Clube Atlético Paranaense, Luiz Gustavo Emed, com a ampliação da Academia do Coração atletas de alto nível poderão ser avaliados clínica e fisicamente por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. “O espaço também oferecerá serviço de reabilitação físico metabólica aos esportistas, permitindo um acompanhamento desde o tratamento inicial de uma lesão cardiovascular ou ortopédica até a recuperação completa desta lesão e retorno precoce das atividades competitivas com a menor perda possível de seu condicionamento físico”, avalia.

Serviço

Inauguração da nova academia do coração

Data: 16 de dezembro

Horário: 19h30

Local: Hospital Cardiológico Costantini (Rua Pedro Collere, 890 – Vila Izabel)