Com 80 anos de idade Cícero Sinisgalli passa o bastão de presidente executivo do hospital Nossa Senhora de Lourdes (HNSL) para Nilton Lorandi, ex-superintendente geral do Hospital Brasil, localizado em Santo André, no ABC paulista. A sucessão faz parte do processo de governança corporativa por que a instituição atravessa.

e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   

“Coloquei na minha cabeça que o hospital é um bem social e não particular. Uma hora eu vou morrer e meus filhos também. Quero criar uma empresa independente e profissionalizada para perdurar por pelo menos mais 500 anos”, disse Sinisgalli.

O executivo continuará sendo presidente do Conselho do grupo Nossa Senhora de Louders, entidade fundada por ele em 1958. Na época, com oito leitos, localizada em uma casa alugada. Atualmente, a entidade é formada por um complexo médico-hospitalar, incluindo 10 empresas coligadas: Hospital Nossa Senhora de Lourdes, Hospital da Criança, Centro de Diagnóstico NSL, Angiodinâmica, Lithocenter, Saúde Medicol, Hospclean, CMI – Centro de Medicina Integrada, Interlar Home Care e Escola NSL.

Nova diretoria

Além do cargo presidencial, o HNSL nomeou novos diretores por meio de um processo de seleção conduzido por duas consultorias. Carlos Augusto Brandão é o diretor técnico, respondendo pelas áreas Médica, Enfermagem, Nutrição Clínica e Epidemiologia / Segurança Assistencial. Como diretor de negócios, Marino Scuarcialupi responde pelos setores de Contas Médicas, Negociação e Marketing. Mauro Valezin, diretor de operações, respondendo pelos setores de Hospitalidade, Atendimento, Suprimentos e Compras. A única posição ainda em aberto é o da diretoria financeira.

Conselho Consultivo

Dando continuidade ao processo de transição, os novos integrantes do Conselho Consultivo, composto por nove membros – sendo cinco independentes e quatro internos, são: Marcelo Marques Moreira (presidente da Tiba Agro e ex-presidente do Diagnósticos da América – Dasa); José Henrique Germann Ferreira (superintendente do Hospital São Lucas, de Ribeirão Preto, e ex-superintendente do Hospital Albert Einstein, de São Paulo); Marcos Bosi Ferraz (diretor do Centro Paulista de Economia em Saúde da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp); André Staffa Filho (Consultor em Saúde e ex-superintendente do Hospital São Luiz) e Lelivaldo Benedito Marques (Consultor administrativo e associado do IBGC). Além destes nomes, o conselho conta com quatro membros da família Sinisgalli.

Sinisgalli tem cinco filhos e todos fazem parte do Conselho Familiar. “Meus filhos concordam com as mudanças que estão sendo feitas, pois, assim como eu, querem a profissionalização do hospital”, afirmou.

Esclarecimento

No início de novembro, o HNSL havia anunciado que Daurio Speranzini Jr. seria o novo presidente executivo das 10 empresas que compõem o grupo. Speranzini, vice-presidente da Philips, se candidatou ao processo de sucessão do Nossa Senhora de Louders. No entanto, segundo Sinisgalli, por problemas contratuais entre o executivo escolhido e a Philips, a transição acabou não acontecendo.

Leia mais:

HNSL vai inaugurar novo centro cirúrgico em dezembro

Nossa Senhora de Lourdes prepara sucessão de presidente

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de TI e telecom.