Relacionado: Inovação em Saúde – L.V. Prasad Eye Institute (LVPEI), Hyderabad, Índia

eyegoO residente de oftalmologia em Stanford, David, Myung e o professor assistente de oftalmologia, Robert Chang, criaram um device compatível com smartphones para produzir imagens da frente e da parte de trás do globo ocular. Myung fez protótipos com peças que ele comprou online, como lentes macro, LEDs e até alguns Legos. Após algumas tentativas, ele criou e imprimiu em 3D adaptadores com recursos de imagens que se acomplam aos smartphones.

Estudos estão sendo realizados na Universidade para aumentar a qualidade da imagem oferecida e para verificar a possibilidade de acompanhar pacientes com diabetes através do equipamento. Myung e Chang utilizarão investimento de dois seed grants para produzir mais adaptadores para pesquisa e torná-lo mais disponível. Até agora, o equipamento custa $90 dólares para ser produzido, mas eles esperam que este valor seja diminuído.

Este tipo de equipamento pode permitir que pacientes realizem medidas e enviem para seus médicos, evitando visitas desnecessários e acompanhando mais de perto condições crônicas. Quanto ao fato de que muitos ainda não têm smartphones, é esperado que haja uma mudança ou um aumento do número de portadores de smartphones. Por enquanto, este tipo de aparelho permite que profissionais se desloquem a áreas rurais e/ou de difícil acesso e acompanhar os pacientes onde eles precisam.

Matéria traduzida e adaptada de: Singularity Hub, por Jason Dorrier