O presidente da Unimed do Brasil, Eudes de Freitas Aquino, foi eleito primeiro vice-presidente da Cooperativa das Américas (região da Aliança Cooperativa Internacional) nesta última quinta-feira (6). Atualmente, ele faz parte do board da Aliança Cooperativa Internacional.

O anúncio ocorreu durante assembleia na III Cúpula Cooperativa das Américas, em Cartagena, na Colômbia, que ainda reelegeu o atual presidente, Ramón Imperial, até 2017.

Em discurso, Aquino afirmou trabalhar para o desenvolvimento do cooperativismo. Sua trajetória teve início em 1982, na Unimed Piracicaba, da qual foi presidente por dois mandatos, até 1997. Em seguida, foi um dos fundadores da Federação Intrafederativa das Unimeds do Centro Paulista, hoje Intrafederativa Centro Paulista, também tendo presidido-a por duas gestões.

Na Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp), Aquino fez parte do Conselho de Administração, foi diretor de Programas Educativos e Assistenciais e presidente.

Atualmente está em seu segundo mandato como presidente da Unimed do Brasil (gestão 2013 – 2017). No cooperativismo, ainda é vice-presidente do International Health Cooperative Organization (IHCO) e membro do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP).