O stress pós-traumático é um dos principais sintomas que atingem a população norte-americana em decorrência do atentando de 11 de setembro, ocorrido no ano de 2001, nas Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque.
Segundo o Centro Médico de Mount Sinai, pelo menos 10 mil pacientes foram diagnósticos com os sintomas de stress pós traumático na última década e aproximadamente 3,6 mil pessoas ainda apresentam os sintomas da doença.
Charles Figley, professor de saúde mental na Escola de Serviço Social da Universidade de Tulane e ex-fuzileiro naval, avançou o conceito de estresse pós-traumático em um livro de 1978 sobre os veteranos da Guerra do Vietnã.
Ele disse que uma razão para ser tão difícil de abandonar o trauma é o fato de ele ter abalado as áreas mais comuns da vida. O Marco Zero, por exemplo, não é uma colina distante no Afeganistão que as pessoas nunca mais verão.
De acordo com ele, são lugares que a população vê todos os dias. E ressalta que situações como pedidos de casamentos e notícias de promoção no trabalho foram feitas lá.
Um registro apresentado pelo Departamento de Saúde de Nova Iorque estima que 61 mil das 409 mil pessoas na área do desastre podem ter desenvolvido algum sintoma da síndrome de stress pós traumático após o atentado.
Os programas de saúde da cidade desenvolveram um sistema em que cada paciente é avaliado no intuito de diagnosticar alterações psicológicas e físicas. Além disso, os hospitais públicos se dedicaram a atender a população nova iorquina com propagandas no metrô que diziam: ?Viveu lá? Trabalhou lá? Você merece cuidados?.
Estima-se que os programas de Mount Sinai e de hospitais públicos atendam até 25 mil pacientes ao longo dos próximos 5 anos. Cabe a cada programa decidir quem se qualifica para o tratamento. A terapia pode custar US$ 135 por sessão semanal de 45 minutos com um psicólogo e US$ 165 com um psiquiatra.
Profissionais da saúde acreditam que com a chegada dos 10 anos do atentado haja um aumento nos pacientes de stress pós-traumático, como ocorre a cada ano que a data se aproxima.
Tags