Uma pesquisa feita pela Acsys Interactive, empresa de marketing interativo digital, baseada em Farmington, Connecticut, lançou sua 1st Annual Crowdsourced Survey on Emerging Marketing (Primeira pesquisa Anual sobre Marketing Emergente). E constatou que até 2013 os canais tradicionais digitais de marketing irão mudar sua importância. A pesquisa questionou profissionais de marketing hospitalar em todo o país sobre quais tópicos de marketing emergente eles gostariam de ser informados.
 

 
As respostas foram coletadas, sintetizadas e apresentadas para líderes da indústria. Por meio de uma variedade de hospitais e sistemas de saúde – incluindo muitas das organizações mais renomadas do país – mais de cem entrevistados responderam à pesquisa. A Acsys publicou a descoberta de sua pesquisa na “Insights In Action”.
A pesquisa descobriu que 66,3% dos hospitais atualmente usam canais tradicionais como impressão, mala direta e anúncio em rádio para o marketing, com apenas 9,9% usando o mecanismo de pesquisa de marketing (SEM), web-banners e mídia social. Entretanto, a pesquisa mostrou que até 2013, 36,6% dos hospitais irão para o mercado online e 49,5% dizem que o orçamento de marketing será dividido igualmente entre as duas áreas – online e offline. As descobertas foram as mesmas, não importando o tamanho do hospital.
O estudo mostra que a longa espera, mas a rápida mudança, é resultado da confluência de três grandes tendências:
1. A rápida proliferação de canais digitais – tais como sociais, vídeo e móveis – em marketing hospitalar.
2. Aumento da demanda para que os profissionais de marketing saiam de seus papéis tradicionais e melhorem e experiência do cliente em outras plataformas, incluindo aquelas que estavam esquecidas, como a intranet e o portal do paciente.
3. O desejo de aumentar a produtividade de marketing, incluindo o uso de marketing integrado e resultados mais significativos com foco em negócios.
Segundo o projeto, metade de todos os questionados espera um aumento significativo em recursos para vídeo na rede e mídia social. Também mostrou que os questionados aguardam mais investimento em SEO (otimização de site), pesquisa paga em sites, dispositivos móveis, portais para os pacientes, portais para médicos e conteúdo de rede.
Outro aspecto importante é que 40% dos questionados acham que a propaganda boca a boca – fora o uso de mídia social – é a maneira mais efetiva de publicidade.
Um dos problemas, de acordo com a publicação, é que a maioria dos hospitais tem apenas um membro da equipe dedicado a dar presença digital ao hospital.
A Acsys aconselha as instituições a iniciarem o quanto antes um plano para se preparar para essa mudança digital – que inclui conhecimento, equipe, recurso, um roteiro e liderança.

Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.