Os dentistas de hoje herdaram uma reputação que não condiz com a realidade dos consultórios. Há alguns anos, os procedimentos eram considerados muito dolorosos, especialmente por quem não cuidava muito bem dos dentes e já apresentava cáries.

A cada dia, a tecnologia vem melhorando muito os equipamentos e as técnicas acompanham essa evolução. Um tratamento hoje é bem diferente de como era há algumas décadas. Um exemplo claro disso é o escaneamento oral e a odontologia 3D. Com eles, é possível projetar os dentes de um paciente em uma imagem 3D completa no computador, permitindo que eles sejam examinados em todos os ângulos possíveis, simular a mordida e oclusão do paciente, além de projetar próteses dentárias.

Outro importante avanço são os diagnósticos que estão cada vez mais precisos. Atualmente, possuem inúmeros métodos de imagem, como o raio x digital, que permite, através de contraste, que sejam identificadas lesões nos dentes do paciente ou até mesmo fraturas, não sendo mais necessário o uso de procedimentos invasivos.

Podemos citar alguns exemplos de tratamentos que mudaram bastante com o avanço tecnológico:

Implante dentário

Fazer um implante dentário pode ser um procedimento complicado. Para encaixar a prótese, às vezes, é necessário perfurar a gengiva, abrindo espaço para o dente implantado. Com a tomografia computadorizada, o procedimento se tornou bem mais prático e eficaz. O recurso ajuda o dentista a ter uma análise mais profunda (altura e espessura), através de imagens, de quanto o paciente tem de osso para receber o implante.

Odontologia estética

Hoje, quem vai ao dentista visando melhorar a aparência dos dentes, conta com uma ampla gama de opções de tratamentos. O planejamento digital do sorriso com softwares especializados ou “ensaio restaurador intra-oral”, conhecido também como mock-up, permite que o dentista e paciente escolham as intervenções e simulem o resultado final do tratamento de forma visual, sem que haja algum desgaste dentário, permitindo maior eficácia e satisfação garantida do paciente.

Endodontia

Antigamente, os dentistas demoravam diversas sessões para realizar o tratamento de um canal. Hoje em dia, existem aparelhos, como o RECIPROC, por exemplo, que alargam o canal em apenas uma sessão para que ele seja obturado e o tratamento finalizado.

Prótese Dentária

Alguns pacientes têm ânsia de vômito na hora da moldagem para realizar algum tratamento. Mas, hoje em dia eles não precisam mais passar por isso. Recursos como o 3 Shape, por exemplo, escaneiam a boca do paciente – desde elementos unitários, até múltiplos elementos -, trazendo uma visão bem ampla de modo que não precisa mais ser efetuada a moldagem.

Outro recurso que ajuda muito os protesistas é o DSD (Dental Smile Design), que permite corrigir em fotos, previamente feitas, angulamento e tamanho do dente para depois ser transportado para a boca, efetivamente.

Ter essa tecnologia em mãos e o avanço das técnicas é fundamental para que o profissional possa realizar os procedimentos com perfeição. Embora o medo esteja entre as principais razões para evitar as consultas, a evolução da tecnologia tornou mais seguros, simples e indolores os procedimentos – dos mais simples aos mais complexos. Com a modernidade e a alta tecnologia dos equipamentos, como os citados acima e outros que estão sendo desenvolvidos, permitem oferecer mais precisão nos tratamentos e conforto ao paciente, tanto durante a consulta quanto no pós-operatório.

Sobre a autora

Tatiana Jacob é fundadora da clínica Tatiana Jacob Odontologia, existente há 15 anos em São Paulo. Formada em Odontologia há 17 anos pela Universidade Paulista, possui especialização em endodontia e prótese dentária e pós-graduação em harmonização orofacial.