Empresas de diversos setores estão se mobilizando para ajudar a sociedade brasileira no combate ao novo coronavírus. Estão sendo enviados para estados de todo o Brasil suprimentos como álcool em gel, Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e testes para detectar a doença.
A Ambev produziu 500 mil unidades de álcool em gel, para serem distribuídas em hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. Para produzir o etanol e as embalagens, a empresa utilizou a linha da cervejaria em Piraí, no Rio de Janeiro. O produto será embalado nas garrafas PET, como a usada nas bebidas.
Seguindo o mesmo caminho da produtora de bebidas, a Natura & Co – que reúne as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop – se uniu ao Grupo São Martinho para processar e envasar 15 mil quilos de álcool em gel e 150 mil litros de álcool em solução 70%. As empresas vão doar os produtos para a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Outra iniciativa de auxílio ao combate à COVID-19 é do Senai-SP. A organização prometeu 600 mil máscaras de proteção ao Estado de São Paulo. Serão produzidas 200 mil por mês, durantes três meses. Essa foi a forma que eles encontraram de diminuir a escassez de máscaras, que já é uma realidade vivida por muitos profissionais de saúde. O instrumento de proteção garante a segurança de todos.
No setor financeiro, os bancos Itaú, Santander e Bradesco planejaram a importação de 5 milhões de testes rápidos para identificar a COVID-19. O diagnóstico precoce da doença, aumenta as chances de sucesso no tratamento. A falta deste produto pode ser prejudicial na conduta frente à pandemia. Essas organizações também se comprometeram a doar 15 milhões de máscaras, produzidas por microempreendedores, além da importação de aparelhos médicos, como tomógrafos e respiradores.
Um grupo de empresas formado por Bradesco Seguros, Lojas Americanas, Banco Safra e Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível (IBP) investiu R$20 milhões na construção de um hospital de campanha no Rio de Janeiro, na autoestrada Lagoa-Barra. A instituição está sendo criada em parceria com a Rede D’Or e conta com 200 leitos.
Muitas outras iniciativas como essas estão sendo tomadas. Para saber mais sobre as empresas que estão contribuindo na contenção da epidemia, basta acessar o site do Pacto Global. Nele, também é possível encontrar sugestões de iniciativas de resposta à crise, cases empresariais e informações úteis para enfrentar a pandemia de coronavírus.