O dr. Lúcio Flávio Peixoto de Lima, pediatra e coordenador da UTI Neopediátrica do Hospital Sepaco, foi o convidado especial do programa “O Melhor para a Melhor Idade”, da Rádio Trianon AM, para esclarecer algumas dúvidas frequentes com relação aos cuidados das crianças.

Segundo o médico, a maioria das crianças que são internadas na UTI têm abaixo de 2 anos e são acometidas por problemas respiratórios, já que ainda não têm todos os anticorpos necessários e acabam sofrendo com infecções. O especialista ressalta que com medidas preventivas é possível minimizar a gravidade dessas doenças.

Os acidentes domésticos, hoje em dia, são menos frequentes, porém acontecem. Por isso, as dicas do médico são: dificultar o acesso ao fogão, evitar exposição ao álcool e não incentivar uso de fogos de artifício.

Além disso, existem os traumas crânio encefálicos, mais comuns em acidentes de carro. Neste caso, é necessário seguir rigorosamente as normas de trânsito e manter as crianças bem seguras no banco de trás em suas cadeirinhas ou com cinto de segurança.

Outro fator que o dr. Lúcio chama a atenção é sobre levar crianças ao hospital para visitar algum parente. Há dois aspectos importantes a serem destacados: o risco de contrair infecções, algo bem controlado atualmente, e o trauma que pode sofrer ao ver um parente doente. “Neste caso, a indicação é sempre preparar a criança psicologicamente sobre a situação que poderá encontrar”, ressalta.

Para finalizar o bate papo, o médico deixou o alerta sobre a importância do pré-natal, que permite acompanhar a saúde da mãe e do bebê. “Quanto antes for detectado um problema com o feto, mais precocemente é possível realizar a intervenção necessária e assim, obter maiores chances de sucesso e recuperação do pequeno”, explicou dr. Lúcio.