O otorrinolaringologista do Hospital Sepaco Paulo Roberto Lazarine foi o convidado especial da Rádio Nacional de Brasília AM para falar sobre otites de verão no programa “Tarde Nacional”. Na ocasião, o especialista explicou aos ouvintes os cuidados que devemos ter para evitar as otites de verão e limpar corretamente o aparelho auditivo.
No verão é comum as pessoas irem com maior frequência à praia, piscina e permanecerem longos períodos de banho. Isso facilita o processo infeccioso na parte externa do aparelho auditivo, chamado otite de verão ou otite externa. Este processo é resultado do acúmulo de água no ouvido que colabora para o aumento de bactérias que se alojam no ouvido e resultam em inflamação e muita dor.
O dr. Lazarine explicou que a cera produzida é uma proteção natural com a função de impermeabilizar e proteger o ouvido contra bactérias. “A indicação é não remover o cerume com nenhum tipo de objeto, tais como hastes flexíveis, grampos, tampas de caneta etc, pois pode causar lesões na pele do canal auditivo”, comenta.
O médico ainda ressaltou que a forma correta para limpar os ouvidos é utilizando apenas uma toalha ou uma folha de papel de forma delicada e somente na parte externa. Para finalizar, a dica é sempre que sentir alguma dor ou zumbido no ouvido, procurar um otorrinolaringologista para avaliar o dano e indicar o tratamento mais adequado.