Com a volta às aulas, surge também a preocupação dos pais com os itens que devemos incluir nos lanches dos pequenos. Para tirar as dúvidas dos ouvintes sobre como deve ser a lancheira ideal, Isabel Fialho, psicóloga da Medicina Preventiva do Hospital Sepaco, foi convidada do programa “Bom Dia Gazeta”, da Rádio Gazeta AM.
Isabel explicou que deve haver uma dedicação dos pais ao prepararem os alimentos e evitar comidas industrializadas, pois, apesar de serem mais práticas, podem ser prejudiciais à saúde das crianças. Isso porque contêm uma quantidade grande de corantes, conservantes e sódio.
A especialista comentou que na lancheira ideal deve conter: pão integral, uma fruta, queijo branco, iogurte desnatado ou um suco natural com pouco açúcar, e as quantidades variam de acordo com a faixa etária de cada criança. Além da escolha do alimento, Isabel ressalta sobre a importância do armazenamento e recomenta lancheiras térmicas.
Já para incentivar o consumo dos lanches, a dica para os pais é usar a criatividade para deixar os alimentos mais atraentes. Desta forma, é mais provável que haja o interesse de se alimentar corretamente.
Para finalizar, a psicóloga alertou sobre os riscos das crianças passarem muito tempo sem comer. Os alimentos ajudam no desenvolvimento físico e mental e garantem energia suficiente para o aprendizado nesse período tão importante da vida.