Implementada em 2010 pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a NIP (Notificação de Intermediação Preliminar) surgiu como uma alternativa para o controle de atendimento na instituição no que se refere aos serviços prestados pelas operadoras aos usuários, tornando-se um dos instrumentos mais importantes na relação com os beneficiários de planos de saúde.

Atuando como procedimento para solucionar problemas entre usuário e operadora, as NIPs são classificadas de duas formas: NIP assistencial, quando a operadora se nega a realizar um atendimento previsto no plano pago. Neste caso, a prestadora de serviço tem até cinco dias para responder a notificação; e a NIP não assistencial, que está relacionada a outros assuntos que não entram na cobertura do plano, como casos de conduta. Nesta segunda classificação, o prazo de resposta para a notificação é de 10 dias.

Para Ana Carolina Raymundo, diretora de Valor em Cuidado da Nilo Saúde, healthtech especializada na oferta de software para gestão de relacionamento e cuidado ao paciente, a NIP tem funcionado como solucionador de eventuais ruídos no relacionamento de usuários e operadoras de saúde, potencialmente beneficiando igualmente as duas pontas.

“Aos beneficiários de planos de saúde, a NIP possibilita uma resposta mais rápida para o problema experimentado ao passo que, para as operadoras, permite solucionar os eventuais problemas notificados antes que o problema se arraste para a abertura de processos jurídicos”, destaca Ana Carolina.

Neste cenário, a executiva aponta que através de uma jornada de cuidado digital pautada em princípios de APS, realizada de forma eficiente, é possível garantir acesso em no máximo 48h a consultas eletivas, o que impacta diretamente na satisfação e aumenta o engajamento das pessoas atendidas e, desta forma, melhora os indicadores de saúde. Como resultado, os pacientes saem da jornada de cuidado mais satisfeitos e saudáveis e, consequentemente, isso beneficia as operadoras e pode reduzir as NIPs.

Para a especialista, assim como diversos serviços, o setor de saúde está em constante mudança e evolução, e as operadoras de saúde seguem a tendência de se digitalizar cada vez mais e oferecer ao beneficiário o melhor serviço possível. “O aumento do engajamento do paciente é um dos caminhos para diminuir as notificações de NIPs. Isso é obtido através da melhoria da jornada de cuidado centrada no paciente e em suas necessidades, não em consultas pontuais, sejam elas presenciais ou via telemedicina”, pontua.

A transformação digital na saúde amplia as possibilidades de cuidado e pode ser uma alternativa para aumentar a satisfação do usuário. “A utilização de tecnologia, integrada à jornada de cuidado digital, é um caminho para melhorar a experiência do paciente. Além de oferecer ao médico, e aos demais membros do time de saúde, maior assertividade com a pessoa a ser cuidada”, finaliza.