Aprenda a administrar o estresse. O estresse é um dos mais importantes fatores de pressão e desequilíbrio psicológicos que podem surgir no ambiente ocupacional. É difícil evitar o estresse no nosso dia a dia, mas é possível gerenciá-lo, o que ajuda a diminuir seu impacto nas relações do cotidiano. Para isso, procure controlar sentimentos como ansiedade, irritabilidade e insatisfação. Para conseguir isto, é imprescindível ter, periodicamente, momentos de lazer com os amigos e curtir a família, reservando tempo para seus filhos e sua esposa. Namore, passeie, viaje, faça atividades que proporcionem relaxamento físico e emocional.
Evite a síndrome da fadiga. Ela é um conjunto de sintomas que atinge o corpo de várias maneiras. É o cansaço físico clássico em excesso e está diretamente ligada ao estresse, trazendo junto, ainda, uma sensação de desmotivação. Por isso, prevenir-se da fadiga é uma maneira eficaz de minimizar e prevenir-se do estresse.
Durma bem. A qualidade do sono tem impacto direto no desempenho intelectual e na capacidade de memória, ajudando também na reposição Das energias. Por isso, o sono deve ser tratado com atenção. Antes de dormir, procure ter hábitos como fazer refeições leves; elimine o consumo de álcool em excesso, sobretudo durante a semana; evite falar de temas que fomentem ansiedade e/ou preocupação ou acessar o computador para ver emails de trabalho; crie um ambiente adequado para um sono tranquilo, com baixa luminosidade, temperatura ideal e pouco ruído.
Faça atividades diferentes das habituais. Nos fins de semana ou nos momentos de folga, procure fazer coisas diferentes, curtir o lazer com família, amigos e, ainda, tente achar tempo para investir em sonhos, em algo que te realize pessoalmente como fazer um curso, ler um livro sobre um tema que sempre gostou, viajar para aquele destino sonhado há anos, etc. Realize atividades que te tragam prazer, sensações inesquecíveis, que te distraiam e não te façam se lembrar da rotina de trabalho.
Cuide do visual. Estar com boa aparência eleva a autoestima e ajuda a trazer confiança no momento das decisões, o que pode melhorar as relações de trabalhos e afetivas, reduzindo o estresse.