A profissionalização do setor de saúde tem avançado nos últimos dez anos. As entidades, impulsionadas pelos processos de acreditação e pela maior regulamentação do setor, identificaram a necessidade de melhorar a gestão e também sua infraestrutura tecnológica. Diante desse cenário em desenvolvimento, novas oportunidades de carreiras para profissionais de saúde têm surgido e ganhado importância. A área de projetos em Tecnologia da Informação (TI) é uma delas.
“Qualquer profissional de saúde pode se especializar em informática. Há uma necessidade de profissionais com esta qualificação no Brasil. Alguém que tem a capacidade de entender a complexidade da saúde e construir a solução de TI mais adequada para o setor”, afirmou o médico e presidente da Sociedade Brasileira Informática em Saúde, Cláudio Giulliano.
Um médico, por exemplo, conhece a rotina de um hospital. E, segundo Giulliano, ele tem maior capacidade de comunicação com todos os colaboradores do que um profissional formado apenas em TI, vindo de fora da instituição.
“É mais fácil para os colaboradores de saúde conversar com outros profissionais da área. A comunicação é o que mais faz a diferença nesse caso. A equipe médica vai reconhecê-lo como alguém que pode ajudar, falando de igual pra igual”, explicou.
Um informata em saúde pode atuar como desenvolvedor, consultor, analista de negócios ou no cargo de CIO, por exemplo.
Para Giulliano, o setor também precisa de técnicos em TI. No entanto, a demanda por profissionais da área da saúde especializados em TI é maior.
Remuneração
Não existe uma média salarial para esses profissionais. Mas, segundo o executivo, a remuneração em geral é compatível com a do médico no País.
“Esta é uma carreira em plena ascensão. Posições de TI vã continuar sendo uma boa oportunidade por muitos anos. Temos que ver o futuro e olhar alguns países mais maduros nessa área. Canadá é um deles”, enfatizou.
*O Saúde Business Web prepara o especial “além do estetoscópio” com oportunidades de carreiras para profissionais de saúde fora da área clínica, tendo em vista a expansão e desenvolvimento do setor. Acompanhe ao longo da semana!