Desde 1954, quando a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) surgiu – fruto da iniciativa visionária do então presidente da entidade, Francisco Py – a comunidade vem sendo beneficiada tanto com profissionais cirurgiões-dentistas muito mais bem preparados, quanto com serviços que estão à disposição das camadas sociais desassistidas. “Além de ser o primeiro centro de atualização profissional em Odontologia, a EAP ainda hoje mantém seu pioneirismo. Para perpetuar esse sucesso, conta com uma das mais modernas infraestruturas da América Latina e é líder em cursos de educação continuada para cirurgiões-dentistas, contando com os melhores profissionais em cada área de especialização”, diz Adriano Forghieri, presidente da APCD.

Para festejar os 60 anos de existência, a EAP está lançando o “Projeto Jovens cirurgiões-dentistas”. São palestras gratuitas para recém-formados ou estudantes do último ano de Odontologia, que visam ao aprimoramento do nível técnico e científico desses profissionais que estão chegando ao mercado de trabalho agora. “Muito do que a gente aprendeu com a prática, e, principalmente, com os erros, a gente quer transmitir aos jovens cirurgiões-dentistas. São informações que nenhum curso regular de nível superior costuma abordar”, diz Artur Cerri, atual diretor da EAP-APCD. O primeiro ciclo de palestras tem início em 24 de maio.

Cerri também chama atenção para os serviços voltados à população. “Além de a camada menos favorecida do entorno contar com um pronto-socorro odontológico de ponta, funcionando dia e noite, duas vezes por semana o Centro de Diagnóstico Bucal realiza atendimentos para diagnóstico e tratamento de doenças dos tecidos moles da boca, incluindo cirurgias e biópsias, além da prevenção do câncer de boca e de outras doenças graves que envolvem o complexo maxilomandibular. A EAP também oferece tratamentos odontológicos realizados por cirurgiões-dentistas formados e que estão em fase de especialização, sempre sob supervisão de um profissional titulado. Além de restaurações, tratamentos de canal, implantes, correção estética e funcional, há profissionais habilitados em Odontopediatria e Odontogeriatria. Devido à grande procura, os casos mais urgentes têm preferência, assim como pessoas com situação financeira precária – podendo haver alguma espera.

Outra iniciativa que rendeu bons frutos e deve se repetir este ano é a Campanha de Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Boca da APCD. Em 2013, a iniciativa comprovou a carência da população de baixa renda, sem acesso a planos de saúde. Dos 182 pacientes que agendaram atendimento no período, quase 10% tiveram diagnóstico de câncer de boca confirmado, sendo apenas 20% na fase inicial da doença. Artur Cerri ressalta que, anualmente, surgem pelo menos dez mil novos casos de câncer de boca no Brasil, e que o diagnóstico precoce pode significar a cura da doença. “Mais de 80% dos pacientes atendidos se enquadravam nos principais fatores de risco: idade média superior a 50 anos e uso regular de fumo e/ou álcool.”

Instalada na sede da APCD, à Rua Voluntários da Pátria, 547 – Zona Norte de São Paulo, a EAP oferece cursos de aperfeiçoamento profissional e atualização em todas as áreas da Odontologia, além de cursos gratuitos para associados. Os alunos contam com quatro clínicas bastante amplas, informatizadas e modernamente equipadas. Também contam com centro cirúrgico, tomógrafo de última geração, cinco salas de procedimentos especiais, dois quartos para recuperação, suporte básico de vida, escovódromo, laboratório de informática, biblioteca, auditórios climatizados, laboratório de prótese, além de um teatro com 800 lugares e um museu que remonta toda história da Odontologia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 2223-2312 e 2223-2482.

Fontes:

Prof. Dr. Adriano Forghieri, presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD)

Prof. Dr. Artur Cerri, diretor da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP)

www.apcd.org.br/eap