Em 30 anos, a maior parte da população será composta por idosos ? fato que demanda uma série de iniciativas e soluções para atender de forma eficiente as demandas do futuro. Cada vez mais, os cuidados serão resultado de uma série de dados e cruzamento de informações dos pacientes atendidos. Nesse sentido, a ePrimeCare desenvolveu um software, chamado Platis, focado em ciências da saúde que combina dados que ajudam a classificar os pacientes e propor planos de cuidado de acordo com suas necessidades. ?A ferramenta traz benefícios como a geração de novos relatórios e análises, e a sistematização da enfermagem, direcionando os trabalhos. Obtivemos um salto de qualidade na atuação do enfermeiro diante de cada paciente?, afirma a supervisora-administrativa de Medicina Preventiva da Unimed Santa Maria, Márcia Hengemühle.
A Unimed Santa Maria, através do conhecimento e perfil de saúde dos seus usuários, consegue estratificar dados e trabalhar ações mais coerentes em relação ao que o paciente precisa. ?Conseguimos definir ações de trabalho. A ferramenta dá suporte e gera relatórios ampliados que facilitam a otimização dos serviços e da infraestrutura de pessoal?, explica o diretor de Medicina Preventiva da instituição, José Antônio Goi. O Platis está sendo utilizado para serviços de atenção domiciliar, atendendo a 560 beneficiários.
Após um ano e meio de uso, o sistema está em fase de expansão e vai atender a 2 mil pacientes identificados como de alto risco. ?Antes, o paciente era identificado por uma avaliação subjetiva, sem indicadores de quadro clínico. Agora, as informações têm maior confiabilidade, o que dá maior segurança para o paciente e a equipe de saúde?, destaca a gerente assistencial da Unimed Governador Valadares, Luciane Bretas.
Tags