A integridade dos equipamentos é fundamental no processo de análise laboratorial. “A calibração RBC (Rede Brasileira de Calibração) – para volumes e massa específica – aliada à manutenção preventiva são indispensáveis para o prolongamento da vida útil dos instrumentos”, garante Antonio Matos, Gerente da Assistência Técnica da Eppendorf, empresa alemã de biotecnologia com foco em Life Science.
É importante que os gestores dos equipamentos saibam da relevância da calibração RBC especialmente no momento atual que estamos vivendo, pois ela pode ser uma aliada para manter a produtividade dos laboratórios de análises clínicas. São diversos os benefícios da calibração RBC, entre eles está a certificação de resultados confiáveis por meio de instrumentos de pipetagem bem aferidos. Isso previne desperdício de reagentes e amostras, evitando prejuízos desnecessários.
Desde 2018, o Laboratório de Calibração da Eppendorf possui a acreditação RBC cumprindo a norma ISO 17025. Isso garante que todos os resultados de medições feitas pelo laboratório estão em conformidade com as melhores condições operacionais, normas metrológicas, rastreabilidade das medições e exigências legais.
“Nosso laboratório ainda possui um grande estoque de peças originais e ferramentas exclusivas para a realização de ajustes e manutenção preventiva dos instrumentos, o que possibilita um serviço rápido, de alta qualidade e confiabilidade. Além disso, é capaz de fazer a calibração de volumes a partir de 0,2uL. Poucos laboratórios do Brasil possuem essa capacidade técnica”, diz Antonio Matos.
Ainda segundo o gerente, o laboratório de calibração da Eppendorf foi desenvolvido especialmente para a calibração de microvolume. “Investimos em equipamentos de alta qualidade, tecnologia e precisão, além disso, nossos técnicos passam por um rigoroso treinamento, garantindo assim uma incerteza de medição muito baixa em comparação com outros laboratórios”, garante.