A Envirotainer, líder sueca global em garantir soluções de frete aéreo para produtos farmacêuticos, amplia sua rede de parceiros no mundo com a inauguração, no Brasil, de sua primeira estação operacional aberta para um programa personalizado, no Centro de Logística da Wilson Sons, na cidade de Santo André (SP).
A operação, chamada de Ground Handling (assistência em terra), inclui coleta de contêineres vazios no aeroporto de Guarulhos (SP), inspeção, limpeza e recarga das baterias dos equipamentos no Centro Logístico Santo André. Durante as inspeções de entrada e saída, são verificadas as configurações dos contêineres, como data/hora, sensor de porta e testes de resfriamento.
A operação também acompanha a data de vencimento da calibração do equipamento, para que ele não seja enviado ao cliente vencido. A devolução é feita no Porto de Santos, de onde os contêineres são embarcados e encaminhados, conforme a demanda, para postos de outros países.
“A logística reversa tornou-se um desafio. Precisamos de um processo muito rígido e rápido para devolver os contêineres para o próximo embarque”, explica Niklas Adamsson, da Envirotainer. “Isso significa um desafio logístico cada vez maior para nós, a fim de garantir que os nossos ativos estejam no lugar certo, na hora certa, prontos para a próxima locação, daí a importância de ter parceiros estratégicos, como a Wilson Sons, em inúmeros locais ao redor do mundo”, continua.
No Brasil, a Wilson Sons é a única habilitada a operar com os equipamentos da empresa. Desde o início das operações em dezembro de 2020, uma quantidade expressiva de contêineres aéreos é movimentada por mês. “Esses contêineres transportam cargas de alto valor que precisam ser protegidas das condições ambientais, como temperatura e umidade. Um exemplo são os materiais biológicos usados em pesquisas e as vacinas contra Covid-19. Diante dessa responsabilidade, trabalhamos continuamente para oferecer soluções seguras e customizadas aos nossos clientes “, conta Thais Sangean, gerente geral dos Centros Logísticos da Wilson Sons.
A equipe da Wilson Sons foi treinada para operar os equipamentos, além de passar por capacitações para gerenciar o sistema de estocagem e gerar relatórios gerenciais. Com área de 119.700 metros quadrados, o Centro Logístico Santo André é formado por centro de distribuição e terminal alfandegado, além de oferecer operações de transporte, transferência e distribuição.