Empresa de outsourcing de impressão investe em novo posicionamento global e estima que, até 2017, 50% de sua receita seja proveniente de softwares e serviços. Atualmente o carro chefe da empresa ainda está na venda de impressoras e respectivos ?supplies?.
Ousada política de aquisições, nove nos últimos dois anos, e a chegada de Luiz Claudio Menezes à presidência da companhia no Brasil, há três meses, fazem parte da nova estratégia de centrar os negócios em serviço ao invés de produto. Menezes ficou no lugar de Carlos Bretos que assumiu a vice-presidência para a América Latina; e traz à multinacional a experiência de ter conduzido transição semelhante na alemã Giesecke e Devrient (G&D), uma das líderes de produção de cartões de pagamentos e cartões inteligentes.
A proposta da norte-americana Lexmark é de acoplar em suas impressoras multifuncionais tecnologia para a captura inteligente e análise de dados e, dessa, forma otimizar o fluxo de processos, realizar a gestão de documentos, entre outros serviços.
O executivo acredita que a segmentação da área de vendas por nicho de mercado como, por exemplo, saúde, educação, mercado financeiro, é fundamental para o sucesso do novo posicionamento. ?As equipes precisam começar a entender a fundo o negócio do cliente. Hoje nosso relacionamento está direcionado às áreas de TI e compras e, com a nova proposição de valor, vamos atingir também o marketing e financeiro?.
LEIA MAIS
Lexmark aumenta aposta em soluções na área de saúde
Área Clínica
A mais recente aquisição da empresa, anunciada em outubro, foi da Pacsgear, empresa de fornecimento de soluções de conectividade para que os profissionais da área de saúde possam capturar, gerenciar e compartilhar imagens médicas e documentos. O intuito é integrá-los a sistemas de arquivamento e comunicação (PACS) e de registros médicos eletrônicos (EMRs) já existentes. O valor pago pela Lexmark por essa aquisição foi de aproximadamente US$ 54 milhões.
Menezes esteve no fórum da MV (MV Experience Fórum), empresa parceria da Lexmark por meio da Green Soluções sem papel – braço da MV com foco no conceito Saúde sem Papel. Além da Green, a companhia prospecta outras parcerias para o setor de saúde como, por exemplo, com a Totvs. ?Estamos analisando a possibilidade de incorporar a solução Lexmark à Totvs, apresentando a eles funcionalidades que agreguem?, contou.
Entrevista: Lexmark projeta receita 150% maior com serviços
Com aquisições, parcerias e novo presidente, a multinacional muda estratégia para o setor e projeta crescer receita com serviço de captura e análise de dados
Tags